Ulisses Laurindo

Sem gols contra campeãs, Firmino tenta importar encanto do Liverpool para a Seleção


Roberto Firmino garantiu a condição de centroavante titular da seleção brasileira pela notória inteligência de seu jogo, pela performance de alto nível em temporadas consecutivas no Liverpool, pelo entrosamento com Salah e Mané, com quem parece jogar por música em seu clube, pela capacidade técnica, etc, etc. Mas, definitivamente, ainda não foi pelos gols marcados com a camisa amarela.

Foram 11 em 36 jogos, e nenhum deles em cima de uma seleção campeã mundial. É verdade que Firmino só disputou seis partidas contra esse seleto grupo, e três iniciando do banco de reservas: França (2015), Argentina (2016), Uruguai e Inglaterra (2017), Argentina e Uruguai (2018). A semifinal desta terça-feira, sua terceira vez diante dos argentinos, é a chance de marcar seu gol mais importante pelo Brasil.

A estreia de Firmino na Seleção se deu em 2014, pelas mãos de Dunga, incumbido de promover uma grande reformulação depois do fracasso na Copa. Ainda no Hoffenheim, o atacante marcou logo no seu segundo jogo, a vitória por 2 a 1 em amistoso diante da Áustria (veja o gol abaixo), e acabou se firmando até nova eliminação, na Copa América de 2015.

Ele, que era nome certo nas listas de Dunga, nunca mais apareceu a partir do início das eliminatórias. Só voltou à Seleção com Tite, em outubro de 2016, e marcando logo em seu primeiro jogo. Entrou no segundo tempo e fechou a goleada de 5 a 0 sobre a Bolívia.

O único gol de Firmino contra uma equipe entre as 10 melhores colocadas no ranking da Fifa foi sobre a Croácia, quinta na lista, no finzinho do amistoso antes da Copa do Mundo que teria a seleção europeia como vice-campeã.

Firmino acabou se firmando como reserva de Gabriel Jesus e há quase três anos os dois dividem a função na Seleção. O mau desempenho de Jesus na Copa e as ótimas temporadas de Firmino no Liverpool, essa última coroada com o título da Champions League, o alçaram à condição de titular. Seu companheiro e concorrente ganhou espaço do lado direito. Contra a Argentina, novamente, ambos jogarão lado a lado.

A Copa América de Firmino é irregular até aqui. Ele foi um dos últimos a se apresentar, em razão de o Liverpool ter disputado a final europeia.
Chegou ainda sem estar totalmente reabilitado, sobretudo fisicamente, de uma lesão sofrida na reta final da temporada.