Ulisses Laurindo

Uruguai passa pelo primeiro teste


Ainda com jogos mornos longe da agitação que, por certo será a tônica de mais algumas rodadas, a 21ª Copa do Mundo de Futebol da Rússia prosseguiu ontem com três jogos e a participação de dois líderes mundiais – Espanha e Portugal – e mais as partidas Uruguai e Egito – vitória da celeste, por 1 a 0, e Marrocos e Irã, com surpreendente vitória dos iranianos, depois de inteiramente dominados durante os 90 minutos. No inicio da competição a dinâmica era a mesma com poucas atrações para os torcedores, porque as seleções pertencem ao nível menor entre as principais do mundo. O Uruguai, que já foi campeão duas vezes – a primeira em 1930, quando a Fifa lhe deu a promoção da disputa, e, em 1950, quando tirou o título do Brasil, no Maracanã, diante de quase 200 mil pessoas.

Ontem os os uruguaios venceram a seleção do Egito, que estava desfalcada de Salah que não jogou. A seleção uruguaia tem no elenco dois grandes artilheiros mundiais conhecidos no mundo inteiro: Cavani, do PSG e Suarez, do Barcelona. A seleção não é muita nova, mas ainda pode ser considerada como boa para as rodadas finais, porque é quase certo que esteja na oitavas, pois tem como adversários nas próximas rodadas a Rússia e a Arábia Saudita, sendo maior obstáculo, os russos que poderão oferecer resistência, de vez que Arábia Saudita, praticamente eliminada depois dos 5 a 0, no jogo de estréia.. Sem temer muito é certo que a seleção poderia ir fácil as oitavas.

Grande zebra aconteceu entre Marrocos e Irã, porque a diferença técnica entre um e outro era muito sensível. Dominando o tempo todo da partida,o Marrocos perdeu de 1 a 0, com gol contra do zagueiro Aziz Bouhaddoux, aos 50 minutos do final . Neste Grupo A Rússia é candidata, porque como adversário terá mesmo o Uruguai com o qual poderá dividir a vaga. A Copa prossegue amanhã, com mais quatro jogos, começando com França e Austrália, às s7 horas, Argentina e Islândia, às 10 horas, Peru e Dinamarca, às 13 horas, e Croácia e Nigéria, às 16 horas.