Ulisses Laurindo

Voleibo Feminino (Final)


Esta série falando sobre os 23 campeões olímpico brasileiro, iniciada em 5 julho, com o medalhistas Guilherme Paraense, em 1920, e que se encerra hoje destacando, mais uma, vez a equipe feminina de voleibol e sua gigante vitória nos Jogos de Londres, em 2012, repetição do que já ocorrera em Pequim, quatro anos antes quando as brasileiras subiram ao pódio mais alto para o primeiro coletivo da modalidade feminina. Vale a apenas citar agora as campeões daquele feito, sem dúvida o inicio do domínio do voleibol do país pelas quadras do mundo. Seus nomes: Adenizia, Dani Lins, Fabi, Fabiana, Fernandinha, Fernanda Garay, Jacqueline Carvalho, Natália, Paula Pequeno, Sheila,Tandara e Tayssa.

Muitas delas estarão representando novamente a seleção dirigida por José Roberto Guimarães e podem ser apontadas como favoritas ao inédito título de tricampeães olímpicas.

É preciso porém,colocar os pés no chão, porque na disputa estão adversárias de peso, como Estados Unidos,Sérvia, França, Itália, todas, aliás, já derrotadas na recente disputa da Liga Mundial, na qual chegaram à décima conquista.

Nunca é de mais ressaltar que o salto dado pelo voleibol brasileiro no mundo se deveu à ação da Confederação criando desde o inicio da década de 90 um Centro de aperfeiçoamento, na cidade fluminense de Saquarema.De lá saem os campeões adultos e das demais categorias de base.

Com o trabalho de divulgar os feitos dos medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos procuramos aproximar os leitores da importância desse evento por excelência universal. Todos acompanharam o brilho dos atletas empenhados na competição na qual o mais objetivo é participar dessa festa de grata recordação para todos. Revelo um dado estatístico que dá bem a dimensão de ser um praticante: desde inicio de sua história, em 1920, na cidade belga de Antuérpia, os brasileiros participaram em 90% das edições e nesses 96 anos, o total de atletas do país inscritos nas diversas provas foram no total de 1.875 homens e 689 mulheres, revelando um dado que muito orgulha ser um dia olímpico em defesa de seu país.

Ao concluir essa série não posso deixar de expressar os agradecimentos à Professora Doutora Kátia Rúbio que publicou, no ano passado, com ajuda do Sesi e de um batalhão de professores, um livro- documento de 647 páginas, contendo o histórico brasileiro com o título Atletas Olímpicos Brasileiros, com dado estatístico de todas as delegações, com foto e biografia dos 2 mil 564 atletas que estiveram presentes até Londres, 2012. Servi-me desse documentos para oferecer uma visão ampla do esporte que se pratica no Brasil, colocando em pauta minha experiência de mais de 60 anos.