Wellington Silva

A importância do Siafe para o Amapá


Muita gente não sabe, mas o Sistema Integrado de Planejamento e Administração Financeira do Estado do Amapá, o Siafe, é o que atualmente existe de mais moderno, em tempo real, em termos de inovação tecnológica de conteúdos sobre a rotina da administração pública estadual tucuju.

Todo o esforço com resultados atuais de aperfeiçoamento do sistema, considerados altamente positivos, se deve a inteligência e persistência da área técnica da Secretaria de Estado do Planejamento do Amapá.

E de pensar que esta persistência em inovar e ao mesmo tempo estabelecer regras de responsabilidades com o erário começou em 2014 através do atual Coordenador da Coordenadoria de Planejamento do Amapá, economista Alberto Jorge de Oliveira, Maria Conceição Laurinho dos Santos (economista), Manoel Álvaro Santos da Silva (economista), Oneide da Cruz Pinheiro (administradora), Edmilson Clementino da Silva (administrador) SilenoSilva dos Santos (Tecnologia da Informação).

Tendo inicialmente encontrado algumas resistências políticas,por conta do estabelecimento de regras de responsabilidades, buscando cumprir a lei da transparência,a Lei Complementar 131, ou Lei 6.924, de 25 de julho de 2009, de autoria do Senador amapaense João Alberto Capiberibe,Lei que obriga a União, estados e municípios a divulgarem seus gastos na Internet, em tempo real, o Siafe finalmente começa a tomar corpo e forma a partir de 2016 em diante.

Atualmente, ele é um positivo resultado de todo um demorado processo de discussão interna de aperfeiçoamento de parte da área técnica da Seplan.

Esse resultado positivo se deve também e principalmente a área da Tecnologia da Informação da secretaria, através do amapaense Sileno Silva dos Santos, expert no assunto.

É motivo de grande orgulho para nós, tucujus, vermos um produto de tão importante inovação na área da tecnologiada informação, com estabelecimento de regras claras de responsabilidades, ser gradualmente construído e aperfeiçoado por amapaenses, e hoje se tornar um fator real e concreto, com todos os órgãos da administração pública estadual direta e indireta plugados, inseridos no sistema, prestando contas dos atos de sua administração.

O tempo, somente o tempo e a vontade política geral se encarregará de aperfeiçoar cada vez mais o sistema de regras a fim de que para os que virão, como sucessores, ampliem cada vez mais seus horizontes de pesquisa.