Wellington Silva

BRICS Forever


 

A importante reunião de países membros do BRICS, realizada esta semana em Joanesburgo, África do Sul, sela um marco histórico para o futuro:

A Necessária ampliação do bloco de líderes do Brics formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A necessidade de expansão do número de membros do Brics foi importante tese de defesa do presidente Luís Inácio Lula da Silva, com mais de 40 países já manifestando claro interesse formal em se juntar e participar do bloco. São países da África, da América do Sul, do Caribe e da Ásia, que desejam ter um melhor espaço no cenário mundial político e econômico.

O Irã, Arábia Saudita, Egito, Argentina e Emirados Árabes vem ganhando cada vez mais força entre os pretendentes.

O Presidente Lula enfatizou que “é muito importante a Argentina estar nos Brics. O Brasil não pode fazer política de desenvolvimento industrial sem lembrar que a Argentina tem que crescer junto”.

A 15ª reunião de cúpula dos Brics, realizada esta semana em Joanesburgo, contou com a participação dos presidentes Lula (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul), Xi Jinping (China), e do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participou on line, de forma remota.

Além da excelente ideia e importante necessidade de ampliação dos Brics, seria muito bom o Brasil pensar em ser o grande protagonista de uma agenda global em defesa do desenvolvimento sustentável, do meio ambiente, da bioeconomia, fazendo despertar nos demais países membros do Brics a grande necessidade de juntos levantarem a bandeira, para o bem de todos e felicidade geral da saúde ambiental do mundo, um mundo combalido em graves danos ao meio ambiente, poluição do ar, de rios, mares e oceanos, incêndios florestais, derretimento de geleiras, devastação de florestas, e por aí vai…

  

O que é BRICS?

 BRICS é um termo utilizado para designar o grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

É um acrônimo, ou seja, a junção das iniciais de palavras que formam a expressão BRICS.

Seu criador foi o economista britânico Jim O’Neill, do grupo financeiro Goldman Sachs, em 2001. Ele tentava encontrar uma forma de traduzir o crescimento econômico que seria protagonizado naquela década por Brasil, Rússia, Índia e China. Assim, empregou a expressão “BRIC”.

O estudo realizado por Jim O’Neil foi recebido com imensa satisfação nos países que protagonizam o BRIC.

Assim, diante das perspectivas de crescimento e das notas das agências internacionais, os governos do BRIC impulsaram oficialmente a possibilidade de constituição de um bloco entre esses países emergentes.

O BRIC se constituiu em bloco em 2009 e desde então, vários encontros já foram realizados entre esses países.

 

************************************************************************************