Wellington Silva

Identidade cultural e religiosidade


 

Recentemente vi numa proposta para o PPA 2023, com certeza produzida durante a abertura deste memorável evento, realizado no CEAP, uma proposta que mais parecia uma confusão de interpretação do que definição do que realmente é identidade cultural e o que é religiosidade, profissão de fé, ou conceito de religião.

 

Sem entrar muito no mérito da delicada questão, até para evitar melindres e desnecessárias discussões, mister definir que identidade cultural é exatamente a expressão tradicional  histórica de um povo que pode ser  externada principalmente através da dança,  da música, da pintura e do artesanato, por exemplo.

 

Portanto, como exemplos clássicos de identidade cultural nós temos o nosso  Marabaixo,  advindo do batuque da Mãe África, expressado através da música e da dança. Temos também a nossa belíssima arte Maracá e Cunani, expressada através do artesanato e da pintura.

 

O tradicional Encontro dos Tambores, ocorrido na União dos Negros do Amapá, em novembro, celebra este universo cultural de resistência.

 

A riqueza histórica da cultura nativa dos Waiãpis, Karipunas, Pataxós, Yanomamis, por exemplo, são tesouros que o povo da Amazônia tem a obrigação moral e legal de defender e preservar!

 

O nosso Samba, a Festa de São Tiago, o Batuque do Igarapé do Lago, o Batuque e as festividades em louvor ao Divino Espírito Santo e a Mãe de Deus da Piedade, o Carimbó do Pará, Pinduca, o baião de Luiz Gonzaga, tudo isto senhoras e senhores, é IDENTIDADE CULTURAL, bem diferente da profissão de fé ou da religião que qualquer pessoa venha a professar.

 

A fé, a religião, é algo intrinseco, implícito e explícito de cada segmento religioso com seus dogmas, ritos de cultos ao Sagrado.

 

Identidade cultural também pode ser um conjunto secular de expressões dos sentimentos de um povo, que obviamente podem ser expressos através de sua ARTE.

 

Portanto, no meu sentir, identidade cultural é a arte expressiva do sentimento de um povo que pode ser perpetuada através de sucessivas gerações.

 

**************************************************************************************************************************