Heraldo Almeida

22 de Novembro é comemorado o Dia do Músico


Melodias – Harmonias

 

 

Dia do Músico é comemorado anualmente em 22 de novembro. A data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos.

Dia do Músico é comemorado no mesmo Dia de Santa Cecília, padroei ra dos músicos, de acordo com a tradição católica. Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota. No entanto, um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão.

Diz a lenda que, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a perder a virgindade e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade. O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. Na verdade, o marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao cristianismo e sair da vida pagã. Em seguida, o irmão de Valeriano, Tibúrcio se converteu ao cristianismo e ambos fo ram condenados à morte.

Mais tarde, Cecília se enfrentaria aos funcionários da corte romana e seria torturada a fim de renunciar sua fé. No entanto, qual mais lhe submetiam aos sofrimentos, mais ela se mostrava mais disposta e cantava a Deus. Ao fim de alguns dias foi decapitada. Sua festa se comemora desde o século V, mas somente em 1594, ela foi nomeada padroeira da música pelo papa Gregório XIII. (htt ps://www.calendarr.com/).

 

 

NATUREZA: É tudo aquilo que tem característica fundamental ao fato de ser natural, ou seja, envolvendo todo o ambiente existente que não teve intervenção antrópica. Dessa noção tem seu significado mais amplo: a natureza corresponde ao mundo material. O crescimento das populações o aumento de consumo ligado a tecnologia, a escala global, uma proliferação de resíduos que contaminam o ambiente que afetam o ecossistema.

 

 

Bacabeira, bacabeira
O teu fruto no alguidar
Quando sangras é bacaba
E bacaba é Macapá
Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes

 

 

  1. Samba

Sábado (23), no clima da final da Libertadores (Flamengo X River), o sambista Shory e sua Banda, estarão fazendo show na arena Don Corleone – Longe Bar (Av: Feliciano Coelho – Trem), a partir das 15h.
Com participação especial do Trio BomKiSó, Grupo Papo Reto, DJ Adriano Veves e outras atrações. Informações; 99208-5416. Vendas antecipadas.

 

  1. Negritude

Programação do Encontro dos Tambores (semana da consciência negra) continua, no Centro de Cultura Negra – Laguinho, com apresentação das comunidades quilombolas do Amapá.
São mais de 40 grupos de Marabaixo, Batuque, Zimba, Sairé, Tambor de Criuola e outros, a partir das 20h.

 

  1. Alô, Fortaleza

Depois de Recife e Rio de Janeiro, chegou a vez de Fortaleza (CE) ouvir o cantar do Projeto Preces, Louvores e Batuques do Quilombo do Curiaú (AP), nos dias 22, 23 e 24 de novembro, pelo projeto Caixa Cultural.
Paulinho Bastos, Brenda Melo, Grupo Raízes do Bolão e Banda Afro Brasil. É a música da Amazônia conquistando o Brasil. Parabéns.

 

  1. Carimbó

Cantor e compositor paraense, Pedrinho Callado, está lançando pelo Brasil sua mais recente obra musical, “Lelelê do Carimbó”, com 10 belas canções de valorização do cancioneiro nortista. Parabéns.

 

  1. É show

Nesta sexta (22) tem show imperdível do cantor e compositor paraense, Pedrinho Callado, no Sankofa (rua Beira Rio – Orla Santa Inês – Araxá), a partir das 21h.
Uma viagem pelos cinco discos solos do artista, além de outras canções de sucesso da música popular brasileira. Com Erick e Nell Pureza abrindo a noite, e no show as participações de Enrico Di Miceli e Finéias Nelluty. Informações: 98137-3130.

 

  1. Audiência

Nesta sexta (22) tem Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Macapá (Av: FAB), às 9h, em homenagem ao Dia do Músico, comemorado nesta data.
Vereador Marcelo Dias, autor da Lei Municipal do Dia do Músico de Macapá, está convidando os artistas para se fazerem presentes.

 

  1. Tempo

Escolas de samba correndo contra o tempo para legalização de suas documentações e se inscreverem no Edital da Prefeitura de Macapá, até 14 de dezembro.
A presidente da Fundação de Cultura de Macapá, Marina Beckman, já informou que não haverá prorrogação do prazo.