Heraldo Almeida

A influência da cultura na formação do cidadão


Mais do que uma característica essencial de uma sociedade, a cultura pode ser considerada como o elemento principal que difere uma nação de outra. Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir, fazem parte da cultura de um povo e devem ser preservados para que nunca se perca a singularidade do coletivo em questão. A palavra cultura deriva do latim, colere, que tem como significado literal “cultivar”. Partindo desse princípio, percebemos que se trata de uma herança acumulada ao longo dos anos, e que deve ser preservada.

Cada pessoa pertencente a uma determinada nação agrega valores culturais, os quais a levarão a fazer ou expressar-se de forma específica. Esse mecanismo de adaptação é um dos principais elementos da cultura, e torna-se ainda mais importante quando se alia ao fator cumulativo. As modificações que se desenvolveram e que foram trazidas por uma geração passam para a geração seguinte, e se implementam ao melhorar aspectos para futuras gerações.

Durante muito tempo, o termo cultura foi estudado e acabou sendo dividido em algumas categorias: Cultura segundo a Filosofia: trata-se de um conjunto de manifestações humanas, de interpretação pessoal, e que condizem com a realidade. Cultura segundo a Antropologia: o termo deve ser compreendido como uma soma dos padrões aprendidos, e que foram desenvolvidos pelo ser humano. Cultura Popular: associa-se a algo criado por um determinado grupo de pessoas que possuem participação ativa nessa criação. Música, arte e literatura são exemplos que podem ser utilizados.

Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades. Entretanto, é necessário lembrar que essa percepção individual tem grande influência por parte do grupo. As escolhas selecionadas ou valorizadas pelo grupo tendem a ser selecionadas na percepção pessoal.

Além disso, a cultura possui quatro processos que têm participação ativa na influência do indivíduo: O Agente Cultural: Seja qual for a forma de expressão artística que ele promove, trata-se de alguém que se sente valorizado pelo que é capaz de fazer e, mesmo na velhice, é muitas vezes procurado para transmitir seus conhecimentos aos mais jovens. O Propagador Cultural: É aquele que não cria, mas que valoriza e ajuda a difundir determinados tipos de arte. Muitas vezes, dedica sua vida a esse propósito. Dentro desse grupo, estão incluídos os indivíduos que compram e comercializam produtos culturais. O Espectador Cultural: Grupo formado por pessoas que não criam e nem difundem a arte, mas que são apreciadores do gênero e que se identificam com outros de pensamento semelhante. Um exemplo do gênero e que pode ser citado é a formação dos fã-clubes, que interagem entre si promovendo o ídolo de diversas maneiras. O Alienado Cultural: Trata-se de alguém ou determinado grupo que denuncia as formas de expressão cultural. Presente muitas vezes em regimes ditatoriais, evidencia a exclusão social e oprime movimentos artísticos menos poderosos mas, nem por isso, com menos influência na sociedade. (www.institutofilantropia.org.br).

É hoje
Nesta sexta, 18, tem show do cantor e compositor, Roni Moraes, no Projeto da Música Popular do Amapá (MPA). Uma linguagem bem amazônica de cantar o que é nosso.
Convidados especiais: Naldo Maranhão, Beto Oscar, Helder Brandão, Nonato Santos e Tom Campos.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva – Centro, às 21h. Informações: 98118-9131.

Cantando Marabaixo
Inscrições abertas até 25 de novembro para o “Festival Cantando Marabaixo”, marcado para acontecer dias 3, 4 e 17 de dezembro.
Na Maloca da Tia Chiquinha, no Curiaú. Informações: 99175-9142 e 99186-0313.

Eleição
Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap) vai realizar eleição da nova diretoria e conselho fiscal, biênio 2017/2018.
Comissão eleitoral nomeada pelo presidente Amadeu Cavalcante: Ronaldo Serra, Rogério Vinhas, Wilson Cardoso e Miquéias Reis.

“Amores e Canções”
Nesta sexta, 18, tem show de Zé Miguel e Osmar Júnior, “Vida Amores e Canções”.
No Amapá Garden Shopping (Rodovia JK), às 21h. Na compra do convite recebe um CD. Informações: 99118-2900/99108-4395.

Tambores
Começou, ontem (17), a Semana da Consciência Negra, no Centro de Cultura do Amapá, sede da UMA – Laguinho.
A programação encerra dia 20 (domingo) com a tradicional Missa dos Quilombos, além das apresentações das comunidades e exposição da Feira do Negro, organizada pelo Improir.

“Carnaval é Cultura”
Nome do livro do renomado carnavalesco, Milton Cunha, que será lançado em Macapá, dia 3 de dezembro.
No Lotus Pub, na av: Iracema Carvão Nunes – Centro, às 12h.

“Arteamazon”
Projeto “Revoada das Artes” (pintura, fotografias e desenhos), lançado recentemente, também apresentou o site na internet com o endereço, www.arteamazon.com.
Exposição e comercialização de obras no mundo virtual. Visite e conheça.

“Os saltimbancos”
Nesta sexta, 18, no Teatro das Bacabeiras, às 19h, tem o espetáculo, “Os Saltimbancos”.
A realização é da Cia. Oi Nóiz Aki.