Heraldo Almeida

Amcap comemora o Dia Nacional do Músico


O dia 22 de novembro e comemorado e festejado em todo o país, como o Dia Nacional do Músico, em homenagem a todo ser humano que se dedique à música.

A data é lembrada por ser também, o dia de Santa Cecília, que é considerada a padroeira dos músicos, tornando a data um referencial para todos os que se dedicam à nobre arte de alegrar as pessoas. Desde 1960 a data vem sendo comemorada.

A música acompanha o ser humano desde seus primórdios e, atualmente, o ser humano busca estudar as origens da música e sua evolução ao longo dos milênios. Como disciplina história, a música está inserida na história da arte e nas pesquisas sobre a evolução cultural de todos os povos, pois sempre esteve presente em todas as civilizações. Como arte, no entanto, ela evolui sem sentir-se ligada à história, acompanhando simplesmente a humanidade em sua trajetória e fazendo parte intrínseca da cultura e da civilização de todos os grupos humanos.

Para muitos historiadores, a história da música tem sua origem na Grécia Antiga, desenvolvendo-se através de movimentos ligados às várias etapas da civilização europeia, dividindo-se atualmente a música considerada erudita em medieval, música do renascimento, do barroco e do classicismo, antes de entrar na era contemporânea.

Em Macapá (AP), a Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap), instituição que existe há 20 anos, organizou uma programação para celebrar a data, pois no estado é a principal organização da classe. O atual presidente, músico, cantor e compositor, Amadeu Cavalcante, um dos criadores da Associação, está convidando os artistas sócios da entidade e outros não sócios, para comemorar a data. Na sede da Amcap a partir das 12h. Na esquina da av: José Tupinambá (antiga Nações Unidas) com a rua Professor Tostes, no Laguinho.

Agenda MPA
Na sexta, 25, tem show de lançamento do CD “Nas Asas da Noite”, do cantador Nonato Santos, no Projeto da Música Popular do Amapá (MPA).
Artistas convidados: Zé Miguel, Paulinho Bastos, Nathal Villar e Helô Melém. No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilto Silva, a partir das 21h. Informações: 99193-1110.

Tomara
Realizado pela União dos Negros do Amapá (UNA), no Centro de Cultura Negra, desde o último dia 17, o Encontro dos Tambores, na Semana da Consciência Negra 2016, encerrou no domingo (20). Tomara que para 2017 as problemáticas que envolvem o Centro e a UNA se resolvam para termos melhores êxitos nesse projeto.

Dia do músico
22 de novembro é comemorado o Dia do Músico em todo o território brasileiro. Justa homenagem a todos que trabalham com nesse segmento cultural.
O músico é um indivíduo que realizar alguma atividade que seja ligada diretamente à música, ou seja, aquele que canta ou sabe tocar algum instrumento, por exemplo.

Seriedade
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, publicou, no Diário Oficial da União de sexta (18), a lista com onze projetos realizados via Lei Rouanet que tiveram a prestação de contas reprovada. No total, os proponentes terão que devolver R$ 4.721.417,17 ao erário – via depósito na conta do Fundo Nacional da Cultura (FNC). (www.cultura.gov.br).

Demissão
Ministro da Cultura, Marcelo Calero, entregou sua carta de demissão ao presidente da república, Michel Temer, na quinta (17), dizendo:
“Agradeço a honra a mim concedida com o convite para ser Ministro de Estado da Cultura do Brasil de seu governo. Venho solicitar minha demissão em caráter irrevogável por razão de ordem pessoal. Durante os últimos seis meses, empreguei o melhor dos meus esforços, apoiado por uma equipe de extrema qualidade para pensar a política cultural brasileira. Saio do Ministério da Cultura com a tranquilidade de quem fez tudo o que era possível fazer, frente os desafios e limitações com os quais me defrontei. E que o fez de maneira correta e proba”.

Susto
Cantor e compositor Nivito Guedes, está se recuperando de uma cirurgia no olho direito.
Ele foi vítima de um acidente na viagem para Altamira (PA), quando escorregou na subida de uma escada da embarcação e bateu a cabeça. O diagnóstico acusou deslocamento de retina e teve que ser operado, mas o artista está se recuperando e passando muito bem.

Projeto Botequim
O Sesc – AP voltou com o tradicional Projeto Botequim, mas trocou a terça pela sexta-feira e o local. No Sesc Centro, na esquina da rua Tiradentes com a av: Mendonça Júnior (Canal).

“Música na Estrada” 
Nome do projeto que está na sua 6ª edição valorizando os artistas locais.
Domingo, 27, tem o show “Tática” da cantora Brenda Melo, no Centro Cultural Azevedo Picanço (av: FAB), às 19h. Entrada franca.