Heraldo Almeida

Brasil de Todas as Telas com mais investimentos


A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul divulgaram nova lista de projetos para cinema e TV que receberão investimentos do Programa Brasil de Todas as Telas. São 16 projetos no total: nove longas-metragens para as salas de cinema (seis de ficção, dois documentários e uma animação), dois telefilmes, quatro séries documentais e uma série de ficção para veiculação na televisão por assinatura, que receberão um total de R$ 16,1 milhões em recursos do Fundo setorial do Audiovisual.

Pelo Prodecine, na qual as distribuidoras apresentam projetos de produção de longas-metragens, foram cinco os contemplados: os documentários “Proibido nascer no paraíso”, de Joana Nin, apresentado pela Boulevard Filmes, e “Jair Rodrigues – Deixa que digam”, de Rubens Rewald, apresentado pela Elo Company; e os filmes de ficção Albatroz, de Daniel Augusto, apresentado pela Paris Filmes, “Montanha Russa” (Molambo), de Vinicius Reis, apresentado pela Pandora Filmes, e “Argelino por acaso”, de Karim Aïnouz, apresentado pela Gullane Entretenimento.

Três longas-metragens foram selecionados pela Prodecine que receberão recursos para a fase de comercialização da obra. Foram contemplados dois filmes de ficção (Antes o tempo não acabava, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, e A cidade onde envelheço, de Marília Rocha) e um de animação (Bruxarias, de Virginia Curia). A operação também contemplou sete projetos destinados às grades de programação das TVs por assinatura. Pela Prodav, foram contemplados três projetos documentais com a primeira exibição prevista para o canal CineBrasilTV: as séries Brasil do povo, de Ugo Giorgeti, e Marcadas para morrer, de Belisário Franca, e o telefilme A idade da água, de Orlando Senna. (www.cultura.gov.br).

É hoje
Chegou o dia do show de lançamento do CD “São Batuques”, de Beto Oscar e Helder Brandão, no Projeto MPA.
Artistas convidados especiais: Amadeu Cavalcante, João Amorim, Nitay Santana, Roni Moraes e Joãozinho Batera.
Nesta sexta, 30, no bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva – Centro, ás 21h.

“Entre-Linhas”
De 7 a 28 de outubro vai acontecer a exposição “Entre Linhas”, na Fortaleza de São José de Macapá.
Um alinhavo de delicadezas e de suaves construções gráficas, das artistas Antoniele Xavier, Carla Marinho. Jenifer Nunes e Piedade Miranda. Das 8h às 18h.

Barca
Dia 5 (quarta), tem show “A Barca do Iraguani”, no Bar do Nêgo, próximo ao Trapiche Eliezer Levy (Beira Rio), às 17h.
Participações especiais: Naldo Maranhão, Beto Oscar, Joãozinho Gomes, Marabaixo da Lia, Helder Brandão, Afrane Távora, DJ Chiquinho e outras atrações.

Sucesso
Foi sucesso o show de lançamento do CD “Batom Bacaba”, da cantora amapaense Patrícia Bastos, ontem (29), no Solar de Botafogo, Rio de Janeiro. A assinatura é da Natura Musical (patrocinadora).
Dia 11 de novembro será no Teatro das Bacabeiras, em Macapá.

“Batom Bacaba”
Novo CD de Patrícias Bastos, “Batom Bacaba” (sexto da carreira), possui treze músicas com ritmos do Amapá como o Marabaixo e o Batuque, além do Cacicó, por meio das canções.
Algumas compostas exclusivamente para o álbum, outras garimpadas nos repertórios de composições da região norte do país como Joãozinho Gomes, Enrico di Miceli, Paulinho Bastos e também dos paulistas Dante Ozzetti e Luiz Tatit, que ganham arranjos especiais para esse trabalho. (Natura Musical).
Músicas: Loba Boba (Zeca Baleiro/Joãozinho Gomes); Luz de Lampião (Nilson Chaves/Joãozinho Gomes); O Desenho da Cidade (Dante Ozzetti/Luiz Tatit); Mei Mei (Val Milhomem/Joãozinho Gomes); Brisa e Brasa (Dante Ozzetti/Luiz tatit); Domingo de Páscoa (Paulinho Bastos); Batom Bacaba (Enrico di Miceli/Joãozinho Gomes); Horizonte (Dante Ozzetti/Luiz Tatit); O Batom Que Não Viu (Paulinho Bastos); Tudinho Acesa (Dante Ozzetti/Joãozinho Gomes); Manto D’agua (Renato Rosa/Ronaldo Silva); Banto (Paulinho Bastos); Mameluca (Val Milhomem/Joãozinho Gomes). Direção musical de Dante, que divide a produção com Du Moreira.

Agenda
Dia 8 de outubro tem o show “Plano B” (Rock Fuga), no bar “O Barril”. Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton silva – Centro, às 22h.