Heraldo Almeida

Brasil e Colômbia unidos pela Cultura


As relações entre Brasil e Colômbia, que já eram próximas, alcançaram um patamar ainda mais significativo depois das sucessivas manifestações de carinho e solidariedade do povo daquele país em meio à comoção pelo terrível episódio envolvendo o time da Chapecoense, jornalistas e a tripulação do voo tragicamente interrompido no fim de novembro do ano passado.

Assim como toda a sociedade, o governo brasileiro se sensibilizou com o carinho da população e das autoridades colombianas, e nós, do Ministério da Cultura, decidimos tornar realidade um projeto que estava em fase de elaboração e será efetivamente colocado em prática: a Semana Cultural Brasil-Colômbia. Trata-se de uma iniciativa que transcende, inclusive, o âmbito cultural e serve como uma forma de retribuição ao país amigo pelos esforços empenhados naqueles momentos difíceis e traumáticos que sucederam à tragédia com o avião que levava a Chapecoense.

Estive em Medellín ao lado do ministro das Relações Exteriores, José Serra, e participei da emocionante cerimônia de homenagem dos colombianos aos mais de 70 mortos. O que vimos no Estádio Atanazio Girardot, onde a Chapecoense disputaria a final da Copa Sul-Americana, foi algo comovente. Acima de tudo, uma belíssima manifestação de solidariedade pela qual seremos eternamente gratos.

O principal objetivo da Semana Cultural é estreitar ainda mais os laços entre os dois países, que se aproximaram de forma inequívoca e se uniram no sofrimento após o traumático acidente aéreo que dilacerou tantas famílias. O projeto prevê a realização de uma série de atividades culturais nas cidades de Medellín e Bogotá, com um forte intercâmbio entre artistas brasileiros e colombianos.
O planejamento inicial estima que a data do evento seria próxima a já tradicional Feira do Livro de Bogotá, que ocorrerá entre os dias 25 de abril e 8 de maio. (www.cultura.gov.br).

 

Edital
Prefeitura de Macapá lança na segunda, 23, edital de seleção para atrações artísticas no aniversário da cidade, 4 de fevereiro.
Fundação de Cultura (Fumcult) e Macapatur, são os órgãos coordenadores da programação.

“Mestiçaria”
Título do novo disco do consagrado cantor e compositor brasileiro, Lula Barbosa, esse com linguagem bem regional de cantar o Brasil.
Tem música amapaense no repertório, em parceria com Joãozinho Gomes. “O Dobrador de Obá”, em homenagem à Tia Chiquinha do Curiaú.

Banzeiro
Começaram ontem, 20, os ensaios do Banzeiro do Brilho-de-Fogo para o cortejo do aniversário de Macapá, dia 4 de fevereiro.
Os preparativos estão acontecendo na Praça Floriano Peixoto, toda sexta e sábado, 19h.

Teatro
Espetáculo “As Domésticas” está de volta no Teatro das Bacabeiras, dia 29 de janeiro, às 20h.
A realização é da Cia. Teatro do Riso.

“Eu sou Daqui”
Nome do show que os cantadores Amadeu Cavalcante e Branda Melo vão realizar, no dia 3 de fevereiro (véspera do feriado), no bar “O Barril”. Uma homenagem aos 259 anos da cidade de Macapá (4 de fev.).
Convidados especiais: Zé Miguel, Banda Placa, Rambolde Campos e Nani Rodrigues.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton silva, às 22h. Informações: 99126-6262 e 98119-2790.

Alternativa
Até o momento cinco escolas de samba: Piratas da Batucada, Maracatu da Favela, Piratas Estilizados, Unidos do Buritizal e Embaixada de Samba, propõem um carnaval alternativo e viável, em fevereiro, no sambódromo.
Com a não realização do desfile oficial, elas buscam alternativas para não deixar de acontecer, mesmo sem concorrência. Boa idéia.

Rainha
Tradicional concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense vai acontecer no dia 18 de fevereiro, na sede do Trem Desportivo Clube, idealizador do baile.
Onze candidatas concorrendo.

Chorinho
Projeto “Chorinho e Samba de Raiz”, neste sábado, 21, no bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com Hamilton Silva, às 15h.
Com Lolito do Bandolim, Beto 7 Cordas e Jorginho do Cavaco.