Heraldo Almeida

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular


O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) tem atuação nacional e sua missão consiste na pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Sua estrutura abriga: o Museu de Folclore Edison Carneiro, a Biblioteca Amadeu Amaral e os setores de Pesquisa e de Difusão Cultural, além da área administrativa.

Criado em 1958 e vinculado ao Iphan desde 2003, o Centro atua em diferentes perspectivas com o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular.

Entre suas principais ações destacam-se os projetos de fomento da cultura popular, desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e Sala do Artista Popular (SAP); programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa (fórum de debates) e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore.

Na área de difusão e formação de público, destacam-se o programa de exposições, o programa educativo, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular e os programas de edições e intercâmbio. E na área de documentação, o tratamento, atualização e disponibilização dos acervos museológico (14 mil objetos – MFEC), bibliográfico e sonoro-visual (300 mil documentos – BAA), parte deles disponibilizada em suas coleções digitais. (http://portal.iphan.gov.br).

 

  • Carnaval 2019

Os presidentes das escolas de samba Piratas da Batucada (Marcelo Zona Sul), Unidos do Buritizal (Rogério Furtado) e Piratas Estilizados (Diego Cearence), protocolaram na manhã desta quarta (21), à secretaria de cultura, projeto independente do carnaval de 2019.
A iniciativa partiu das três agremiações, mas o projeto contempla as dez agremiações carnavalescas.

 

  • Tambores

O Encontro dos Tambores, que iniciou na terça (20), no Dia nacional da Consciência Negra, vai encerrar no sábado (24), no Centro de Cultura Negra (Laguinho), sede da UNA.
São 40 comunidades afro-amapaense que fazem parte do evento, apresentando Marabaixo, Batuque, Zimba, Tambor de Crioula, além de outras atrações.

 

  • Agenda MPA

Sexta (23) tem show dos cantores e compositores, Beto Oscar e Helder Bradão, no palco do Norte das Águas, a partir das 9 da noite com cantor José Espíndola abrindo o show e a participação especial do músico Alcyr Meireles.
No Norte das Águas, Complexo Marlindo Serrano – Araxá. Informações: 98111-0071/98122-2801.

 

  • Aniversário

Escola de samba Piratas Estilizados já está divulgando a agenda do aniversário de 45 anos da agremiação, dia 5 de janeiro de 2019, na quadra do colégio Azevedo Costa (av: José Antônio Siqueira) – Laguinho, a partir das 8 da noite.
Atrações do Rio de Janeiro: Passista da Viradouro, Luana Bandeira e Bakaninha da Beija Flor, e as escolas de samba de Macapá: Piratas da batucada e Boêmios do Laguinho.

 

  • Oficinas

O projeto de cultura popular Banzeiro do Brilho-de-Fogo vai realizar oficinas de adereços e rítmica, dias 23 e 24 de novembro, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), às 14h.
As vagas são limitadas e as inscrições serão até esta quinta (22). Informações: 99178-6714.

 

  • Instrumental

Nesta quinta (22) tem música instrumental de boa qualidade, no Norte das Águas (complexo Marlindo Serrano – Araxá), a partir das 9 da noite.
O grupo Amazon Music e convidados, estará realizando mais uma agenda musical boa de ouvir. Vamos lá.

 

  • Poética

O Instituto de Poéticas Visuais da Amazônia (Imazônia) vai realizar a intervenção Expositiva “Poética – Herança Africana”, de 23 a 30 de novembro, na sede do Ipham/AP (av: Henrique Galúcio (1266) – Centro , a partir das 14h.
Debates, teatro, vídeos, mesa redonda, dança, poesia, apresentação diversas, etc.