Heraldo Almeida

Conheça o beija flor Brilho-de-Fogo


O beija-flor-brilho-de-fogo (Topaza pella) é uma ave da família Trochilidae. As terras amapaenses abrigam o beija-flor que é considerado o maior e mais bonito espécime existente no Brasil. Seu nome científico é Topaza Pella, mas é mais conhecido como Beija-flor-brilho-de fogo ou topázio-vermelho. Também é encontrado em Roraima, Pará, Maranhão, nas Guianas, Venezuela e Leste do Equador.

O macho, com cerca de 20 centímetros de comprimento (incluindo aqui a cauda, com duas penas alongadas e cruzadas), tem a garganta dourada ou verde-metálica, com a barriga vermelha-metálica. Já a fêmea, menor (cerca de 12 centímetros), é verde-amarronzada, também com garganta vermelha-metálica. Eles constroem seus ninhos em galhos debruçados sobre os igarapés. Estes possuem forma de taça. Antes, durante as cerimônias pré-nupciais, o macho bate as asas diante da fêmea pousada, abrindo e fechando a cauda.

O beija-flor costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos. Para se secar, sacode a plumagem em pleno o voo. São poucos lugares que se tem a chance de se deparar com esse bichinho, mas encontrá-lo é um momento inesquecível.

O macho mede cerca de 20 cm de comprimento (mais da metade corresponde à cauda) e a fêmea 12 cm. O macho tem duas penas da cauda muito alongadas e cruzadas, garganta dourada ou verde-metálica e barriga vermelha-metálica e a fêmea é verde-amarronzada com garganta vermelha-metálica. (pt.wikipedia.org).

 

  • Estação Lunar

Quinta (1) é a última edição do Estação Lunar 2019, com mais um timaço de artistas cantando a Amazônia, às margens do rio Amazonas, a partir das 19h, no balneário de Fazendinha.
Atrações: Banda Suite Popular, Grupo de Marabaixo Manoel Felipe, Enrico Di Miceli, Joãozinho & Val Milhomem, Patrícia Bastos e Trilogia (Nilson Chaves, Lucinha Bastos, Marco Monteiro). Encerramento oficial do Macapá Verão 2019.

 

  • Jongo

Patrimônio Cultural do Brasil desde 2005, o jongo é uma manifestação cultural de origem africana, trazida pelos negros escravizados durante o período colonial.
A dança coletiva, o canto, a percussão de tambores e elementos místicos representam a preservação da ancestralidade negra para comunidades de diversas regiões do País.

 

  • Bi-campeão

Restaurante Bom Preço conquistou o título de Melhor Camarão no Bafo do Macapá verão deste, no sábado (27), em Fazendinha, tornando-se bi campeão – 2018/2019. Parabéns, ao mestre Burico.

 

  • “Amanda”

Título do longa-metragem amapaense que está sendo gravado em chão tucuju, com atores daqui e do cenário nacional.

 

  • Eleição

Com a criação da cadeira específica do Marabaixo no Conselho Estadual de Política Cultural/AP, muitos nomes estão aparecendo para concorrer, e um deles é de um jovem negro morador do Laguinho, da tradicional família do Mestre Sacaca.
A eleição está marcada para acontecer no dia 30 de agosto.

 

  • Destaque

O jovem sambista amapaense, cantor e compositor, Darlan Ribeiro, é um dos concorrentes no Festival de Samba Enredo da Mocidade de Padre Miguel, no Rio de Janeiro.
O enredo para o carnaval 2020 da Mocidade é “Elza Deusa Soares”, homenageando a cantora Elza Soares, uma das intérpretes da música popular brasileira.

 

  • Novidade

Criado há dois meses o Guá Movimento do Marabaixo Estilizado do Amapá, vem chamando a atenção pela criatividade dos jovens que formam o grupo, no cantar, no repertório, e principalmente de incluir, além das tradicionais caixas, instrumentos de harmonia (violão, baixo, flauta, cavaco e reco), tornando mais atrativas e espetaculares as suas apresentações. Parabéns.