Heraldo Almeida

Conheça o beija flor Brilho-de-Fogo


O beija-flor-brilho-de-fogo (Topaza pella) é uma ave da família Trochilidae. As terras amapaenses abrigam o beija-flor que é considerado o maior e mais bonito espécime existente no Brasil. Seu nome científico é Topaza Pella, mas é mais conhecido como Beija-flor-brilho-de fogo ou topázio-vermelho. Também é encontrado em Roraima, Pará, Maranhão, nas Guianas, Venezuela e Leste do Equador.

O macho, com cerca de 20 centímetros de comprimento (incluindo aqui a cauda, com duas penas alongadas e cruzadas), tem a garganta dourada ou verde-metálica, com a barriga vermelha-metálica. Já a fêmea, menor (cerca de 12 centímetros), é verde-amarronzada, também com garganta vermelha-metálica.

Eles constroem seus ninhos em galhos debruçados sobre os igarapés. Estes possuem forma de taça. Antes, durante as cerimônias pré-nupciais, o macho bate as asas diante da fêmea pousada, abrindo e fechando a cauda. O beija-flor costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos. Para se secar, sacode a plumagem em pleno o voo. São poucos lugares que se tem a chance de se deparar com esse bichinho, mas encontrá-lo é um momento inesquecível. O macho mede cerca de 20 cm de comprimento (mais da metade corresponde à cauda) e a fêmea 12 cm. O macho tem duas penas da cauda muito alongadas e cruzadas, garganta dourada ou verde-metálica e barriga vermelha-metálica e a fêmea é verde-amarronzada com garganta vermelha-metálica. (pt.wikipedia.org).

 

  • É hoje

Chegou o dia do grande show de Osmar Jr. e Rambolde Campos, nesta sexta (12), no Projeto MPA, a partir das 21h.
Com o cantor Nathal Villar abrindo o evento. No Complexo Marlindo Serrano – Araxá. Informações: 98136-1942, 98400-1972 e 99146-1947.

 

  • Dança

Projeto “BH Zouk Conexão Norte” está chegando a Macapá, dias 27 e 28 de outubro. Serão dois dias de Workshop de dança (curso de aprofundamento.
Com os professores: Johny Aviz (PA), Angélica Rodrigues (MG), Rodrigo Delano (MG) e DJ Wilton Show (PA).
O evento vai acontecer no Sebrae (av: Enestino Borges – Laguinho), às 14h. Informações: 96 99114-1843 (Ricardo Marinho).

 

  • “Niranaê”

Título da segunda edição do livro do escritor e historiador amapaense, Edgar Rodrigues, ainda sem data para o lançamento.
Ele promete quem em breve já estará no mercado. No aguardo.

 

  • Típicas

Domingo (14), no almoço após a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré (Macapá – AP e Belém – PA), as famílias irão “apreciar” as delícias da tradicional culinária regional.
Pato no tucupi, maniçoba e outras guloseimas. Bom apetite (huum).

 

  • Carnaval

No Rio de Janeiro as escolas de samba (grupo especial) continuam escolhendo seus sambas enredos, através de festivais.
Mais três estão definindo nesse final de semana, como: Unidos da Tijuca e Mangueira, no sábado, 13/10. Boa sorte.

 

  • Patrimônio

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou, quarta – 10, o pedido de registro para que o Marabaixo seja reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Merecido.

 

  • Agenda

Dias 19 e 20 de outubro vai acontecer a 10ª edição do Amapá Jazz Festival, que é o maio festival de música instrumental da Amazônia.
Dia 19 (19h): Carvô Jazz, Elias Coutinho – Amazon Music e Ricardo Pereira. Dia 20 (19h): Ariel Moura, Homenagem ao mestre Espíndola, Ney Conceição – Big Band e Mestre Solano da Guitarrada.