Heraldo Almeida

Conheça o Beija-Flor Brilho-de-Fogo


O beija-flor-Brilho-de-Fogo (Topaza Pella) é uma ave da família Trochilidae. As terras amapaenses abrigam o beija-flor que é considerado o maior e mais bonito espécime existente no Brasil. Seu nome científico é Topaza Pella, mas é mais conhecido como Beija-flor Brilho-de Fogo ou topázio-vermelho. Também é encontrado em Roraima, Pará, Maranhão, nas Guianas, Venezuela e Leste do Equador.

O macho, com cerca de 20 centímetros de comprimento (incluindo aqui a cauda, com duas penas alongadas e cruzadas), tem a garganta dourada ou verde-metálica, com a barriga vermelha-metálica. Já a fêmea, menor (cerca de 12 centímetros), é verde-amarronzada, também com garganta vermelha-metálica. Eles constroem seus ninhos em galhos debruçados sobre os igarapés. Estes possuem forma de taça. Antes, durante as cerimônias pré-nupciais, o macho bate as asas diante da fêmea pousada, abrindo e fechando a cauda.

O beija-flor costuma tomar banhos em riachos e igarapés, onde chega a nadar sob a água em trajetos curtos. Para se secar, sacode a plumagem em pleno o voo. São poucos lugares que se tem a chance de se deparar com esse bichinho, mas encontrá-lo é um momento inesquecível. (pt.wikipedia.org).

 

Indecisão

Festival de Samba de Enredo, marcado para acontecer dia 3 de março, está ameaçado de não acontecer.
As escolas aguardam, até segunda (25), a resposta definitiva prometida pela Liga das Escolas de Samba – AP (Liesap).

 

  • Kubalança

Neste domingo, 24, tem festa no Laguinho, na sede do Bloco Carnavalesco Kubalança, na av: Ana Nery, entre as ruas São José e José Serafim, a partir das 12h.
Vai rolar feijoada, grupo de samba e pagode, venda de abadas e outras atrações.

 

  • Minhocas

Dia 4 de março (segunda) tem baile de carnaval do Bloco Minhocas, formado pelos artistas da música regional amapaense.
Na Bar do Abreu (av: FAB), a partir das 19h. entrada franca.

 

  • Vinil

Dia 10 de março tem show de lançamento do LP (disco vinil) Zulusa, da cantora amapaense Patrícia Bastos.
Em São Paulo, no Sesc Pinheiros (Teatro Paulo Autran), às 18h. Convidados: Zé Renato, Marcelo Pretto, Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro. Direção muiscal de Dante Ozzetti.

 

  • Quadrilhas

As quadrilhas juninas do Amapá já estão ensaiando para os concursos que acontecerão em junho.
Ligas e Federações preparam as documentações para realizações dos festivais.

 

  • Samba e Pagode

Neste domingo, 24, tem show de samba e pagode, na casa de shows Panamá Eventos, com o grupo Sensação do Samba, Trio Bom Ki Só e convidados.
Na Travessa Julião Ramos – bairro Jesus de Nazaré, a partir das 19h.

 

  • Poesia

Dia 28 de fevereiro (quinta) o poeta- escritor, Marven Junius, também chamado de “Poeta da Fronteira”, será homenageado como Destaque da Literatura do Extremo Norte, no Baile dos Artistas, maior premiação da cultura paraense. Parabéns.