Heraldo Almeida

Conheça o que é a Dança de Salão


Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão.
Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres). A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa.

Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.

São danças de salão latinas:

Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira; Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país; Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela); Chá-chá-chá – ligado ao mambo, o chá-chá-chá é originário na Rumba. Surgiu em Cuba; Paso – doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.
São danças de salão clássicas:

Tango – surgiu nos bordeis da Argentina;

Valsa Vienense
surgiu na Áustria; Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense; Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis; Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.
A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras. (www.infoescola.com).

 

  • Dança

Os professores de dança de salão Márcio Santos, Isabela Brito e Rogério Fernandes, estão realizando o projeto “Dançando Gafieira”, todos os sábados, às 17h, no colégio Coaracy Nunes – Centro. O evento é gratuito e aberto ao público. Informações: 99179-5880. A realização é da CIA. de Dança de Salão Passo a Passo e Márcio Santos.

 

  • Luto

A comunidade do carnaval amapaense está de luto pelo falecimento do carnavalesco Manoel Torres, ocorrido nesta terça (13). Como sambista Manoel defendeu sua escola do coração Piratas da Batucada.

 

  • Conhecimento

A professora de cultura popular, Laura do Marabaixo, está realizando um belo trabalho nas instituições de ensino do município de Macapá e em outros locais, com o projeto “Conhecendo a História Afro Amapaense: Educação, saberes, Costumes, Tradições”. Essa iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Macapá. Parabéns.

 

  • Aniversário

O Ministério Luz do Mundo vai realizar seu 6º aniversário com a temática “A Cultura da Honra”, de 16 a 18 de novembro, às 19h, em sua sede na av: 18, 2033 – Marabaixo 3.
Os preletores são Pr. Chiquinho – Bispo Orzanelle – Apa. Veruska Bessa, com louvor do Ap. Ronery Brito e Bandas convidadas.

 

  • Expectativa

Os artistas estão na expectativa para saber quem será o novo secretário de cultura do Amapá, escolha exclusiva do governador reeleito, Waldez Góes, assim dito por ele.

 

  • Organizando

Artistas de vários segmentos estão se mobilizando para discutirem propostas e levarem até o governador reeleito, Waldez Góes, com proposições viáveis para a política cultural do Amapá. Boa iniciativa.

 

  • Agenda MPA

Sexta, 16, tem show de Nonato Santos e Rony Moraes no palco do Norte das Águas, com participação do músico Tom Campos, a partir das 22h, com Paulo de Tarso abrindo a noite (voz e violão). No Complexo Marlindo Serrano – Araxá. Informações: 98118-9131 e 99193-1110.

 

  • Tambores

A União dos Negros do Amapá (UNA) vai realizar o Encontro dos Tambores 2018, de 20 a 25 de novembro, a partir das 20h, no centro de Cultura Negra – Laguinho. Com participação de todas as comunidades afro-amapaenses, tocando e cantando a nossa história.