Heraldo Almeida

Conheça o que é a Dança de Salão


Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão.
Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres).

A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa.

Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.

São danças de salão latinas:
Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira; Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país; Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela); Chá-chá-chá – ligado ao mambo, o chá-chá-chá &e acute; originário na Rumba. Surgiu em Cuba; Paso – doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.
São danças de salão clássicas:

Tango – surgiu nos bordeis da Argentina; Valsa Vienense – surgiu na Áustria; Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense; Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis; Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.

A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras. (www.infoescola.com).

 

  • Forrozão

Sexta (31) vai acontecer o I Pré-Festival de quadrilhas juninas da Liga Macapá, na quadra da escola de samba Maracatu da Favela (av: Pe. Júlio – Santa Rita), a partir das 20h.
Os grupos confirmados são: Reino de São João, Revelação, Tradição Junina, Atração Junina, Encanto da Juventude, Renovação Junina, Luar do Sertão, Flor Junina e Simpatia da Juventude. Informações: 99149-1672.

 

  • Homenagem

Poetinha Osmar Júnior vai soltar a voz no show “Canta Belchior”, dia 14 de junho, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a partir das 21h30.
Uma justa homenagem a um dos melhores cantores da boa música popular Brasileira. A realização é de Edna Pantoja Produções. Informações: 98121-6999.

 

  • Reeleita

Bailarina Cleide Façanha foi reconduzida à cadeira da dança no Conselho Estadual de Política Cultural do Amapá, com eleição realizada no domingo (26).
O bailarino Pablo Sena foi eleito ao Conselho de Pauta do Teatro das Bacabeiras, também pelo segmento da dança. Parabéns e boa sorte.

 

  • Macapá Verão

Até 5 de junho os artistas locais, de vários segmentos, podem se inscrever para participarem do Macapá Verão 2019 (grupos, companhias, trupes, bandas, coletivos e outros.
O edital está disponível no site www.fumcult.macapa.ap.gov.br.

 

  • Mestre

O artesão, tocador de caixa de marabaixo e pandeiro de batuque e fabricador, Pedro Bolão, recebeu o título de Mestre da Cultura Popular Amapaense.
Tem um belo trabalho na arte de confeccionar instrumentos de percussão e no fazer experimentações. Ele merece todo o nosso respeito e admiração.

 

  • Rainha do Baião

Quadrilha junina Simpatia da Juventude vai realizar o concurso Rainha do Baião Gay, dia 19 de junho, em local ainda não definido.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com os coreógrafos, Adriano (98406-8969) e Igor (98408-7217). Esse evento vai bombar.

 

  • “Pra Sempre”

O consagrado cantor e compositor brasileiro, Lulu Santos, autor de clássicos inesquecíveis, está lançando o álbum “Pra Sempre” e uma turnê.
Todos dedicados ao amor, um dos temas de maior destaque em sua vasta obra, que abarca 30 álbuns lançados e também lança o clipe da faixa-título. Parabéns. (https://youtu.be/u1wBARchllM).