Heraldo Almeida

Conheça o que é Arte


O termo Arte deriva do latim Ars, ou Artis, cujo significado é Habilidade. Arte, em palavras simples, é o ato de fazer, produzir ou criar algo. A arte é mutável, ou seja, cada sociedade, cultura e época produz estilos artes diferentes. Apesar do conceito atual de arte nos remeter a algo que serve para ser apreciado ou decorar, seu sentido é muito mais amplo e antigo, pois a habilidade de criar objetos e ferramentas de sobrevivência que o Homem primitivo possuía também é arte! Desde uma faca confeccionada com osso até os desenhos encontrados nas paredes das cavernas.

A arte é também multifuncional: ela pode ter um sentido sagrado, quando religiosa. Pode ser uma crítica a algo. Pode ser simplesmente decorativa também. Ela expõe as ideias e pensamentos de seu criador fazendo uso de estilos e estéticas distintas. O Estilo é a sua forma e a Estética é o seu fundamento. Cada movimento artístico ou escola literária representa a interpretação dos cenários, objetos, cotidiano e visão de mundo de determinada sociedade ou grupo.

Dentre os inúmeros movimentos de arte, podemos citar o Arcadismo, a Arte Bizantina, a Arte Cristã Primitiva, a Arte Egípcia, a Arte Grega, a Arte Romana, o expressionismo, o Movimento Barroco, o Minimalismo, a Art Déco, a Art Nouveau, o Movimento Renascentista, o Romantismo, o Futurismo, o Dadaísmo, o Cubismo e o Tropicalismo, dentre muitos outros.

A arte pode se manifestar através da simbologia dos objetos e esculturas, através de uma performance artística, através da música, através dos sinais e de muitas outras maneiras. É possível criar pontes que conectam as diversas manifestações artísticas. Os aspectos de um povo podem ser conhecidos por nós através da arte, e por isso a sua preservação é de extrema importância. Ela revela a pluralidade da humanidade através da multivisão da mesma. A arte não possui início e nem fim, pois ela é o meio. (www.multarte.com.br).

 

  • É hoje

Nesta quarta (15) será o lançamento do livro “Climatologia do Amapá – Quase Um Século de História”. Autoria de Jefferson Vilhena, Raullyan Borja e João Freitas.
No auditório do Museu Sacaca (av: Feliciano Coelho – Trem), às 18h. Convite feito.

 

  • Três acordes

Uma das mais belas canções do poetinha Vinicius de Moraes e Baden Powell, “Samba da Bênção”, de bela melodia e arranjos, além da poética letra, tem apenas três acordem musicais.
São eles: Em7, A7 e D6F#. fácil de tocar.

 

  • Luto

Faleceu, ontem (14), em Belém (PA), o amigo e jornalista amapaense Euclides Farias, vítima de Leucemia.

 

  • Agenda

Contagem regressiva para o lançamento do projeto de Maracatu da Favela para o carnaval 2019, com a campanha “Maracatu Sou Mais Você”. Dia 18 de agosto, na quadra da escola (av: Padre Júlio – Santa Rita), a partir das 2h.
Atrações: Direto do Rio de Janeiro o sambista Rangel, além da apresentação da bateria da Verde Rosa, intérpretes, Mestre Sala e Porta Bandeira, projeto Samba e Pagode Anos 90 (Cafú Rota Samba e Josimar), grupo de dança regional Galibi Marworno e outras atrações. Informações: 99156-0227.

 

  • “Samba Show”

Dia 1º de dezembro as escolas Piratas da Batucada, Piratas Estilizados e Unidos do Buritizal vão realizar o 1º Amapá Samba Show, no sambódromo.
A ideia é convidar as 10 escolas de samba. Belo projeto.

 

  • MCN

Todos gostariam de ver o retorno do Movimento Costa Norte nos palcos amapaenses.
Os criadores do projeto, Val Milhomem, Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior e Zé Miguel, não descartam essa possibilidade. Continuo na expectativa.

 

  • “Múltiplos Olhares”

Nome da exposição fotográfica coletiva que será aberta no sábado (18), no Shopping Vila Nova, às 19h.
O encerramento será dia 30 de agosto.