Conheça o que é Arte

Conceito – Definição 

Compartilhe:

O termo Arte deriva do latim Ars, ou Artis, cujo significado é Habilidade. Arte, em palavras simples, é o ato de fazer, produzir ou criar algo. A arte é mutável, ou seja, cada sociedade, cultura e época produzem estilos artes diferentes. Apesar do conceito atual de arte nos remeter a algo que serve para ser apreciado ou decorar, seu sentido é muito mais amplo e antigo, pois a habilidade de criar objetos e ferramentas de sobrevivência que o Homem primitivo possuía também é arte! Desde uma faca confeccionada com osso até os desenhos encontrados nas paredes das cavernas.

A arte é também multifuncional: ela pode ter um sentido sagrado, quando religiosa. Pode ser uma crítica a algo. Pode ser simplesmente decorativa também. Ela expõe as ideias e pensamentos de seu criador fazendo uso de estilos e estéticas distintas. O Estilo é a sua forma e a Estética é o seu fundamento.  Cada movimento artístico ou escola literária representa a interpretação dos cenários, objetos, cotidiano e visão de mundo de determinada sociedade ou grupo.

Dentre os inúmeros movimentos de arte, podemos citar o Arcadismo, a Arte Bizantina, a Arte Cristã Primitiva, a Arte Egípcia, a Arte Grega, a Arte Romana, o expressionismo, o Movimento Barroco, o Minimalismo, a Art Déco, a Art Nouveau, o Movimento Renascentista, o Romantismo, o Futurismo, o Dadaísmo, o Cubismo e o Tropicalismo, dentre muitos outros.

A arte pode se manifestar através da simbologia dos objetos e esculturas, através de uma performance artística, através da música, através dos sinais e de muitas outras maneiras. É possível criar pontes que conectam as diversas manifestações artísticas. Os aspectos de um povo podem ser conhecidos por nós através da arte, e por isso a sua preservação é de extrema importância. Ela revela a pluralidade da humanidade através da multivisão da mesma. A arte não possui início e nem fim, pois ela é o meio. (www.multarte.com.br).

 

****************************************

SUSTENTABILIDADE: Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

 

****************************************

 

Era um rio encantado
O Araguari, o Araguari, o Araguari
Era um rio do passado
O Araguari, o Araguari, o Araguari
Osmar Júnior

 

****************************************

  1. Uma interrogação

Mais um ano (2020) os maravilhosos desfiles das escolas de samba do Amapá poderão não acontecer, por vários motivos.
Um deles é a não regularização das documentações da maioria das escolas.

 

  1. Instituto

Três escolas de samba estão criando o Instituto Cultural do Amapá (ITA), para realizar eventos artístico-culturais de vários segmentos.
A iniciativa partir das escolas Piratas da Batucada, Unidos do Buritizal e Piratas Estilizados.

 

  1. Pintura

Nesta semana 14 belas obras do artista plástico amapaense, Ralfe Braga, estarão decorando o estúdio do programa “Encontro com Fátima Bernardes” (TV Globo).
Um belo cenário colorindo e valorizando as artes visuais. Parabéns.

 

  1. Rainha

Quarta (19) a quadrilha junina Simpatia da Juventude, vai realizar a segunda edição do concurso “Rainha do Baião – Diversidade”. Venda de comidas típicas, sorteio de rifas, prêmios para melhor torcida, show com Jéssica Wane e outras atrações.
Na quadra do colégio Azevedo Costa (av: José Antônio Siqueira – Laguinho), a partir das 20h30.

 

  1. Municipal

Dia 3 de julho (quarta) a Liga Junina de Macapá vai realizar o I Festival de Quadrilhas Juninas de Macapá, na quadra da escola de samba Maracatu da Favela (av: Padre Júlio – Stª Rita).
São 10 quadrilhas na disputa: Encanto da Juventude, Raízes Culturais, Simpatia da Juventude, Atração Junina, Guerreiros da Esperança, Flor Junina, Guerreiros de Fogo, Reino de São João, Renovação Junina e Luar do Sertão.

 

  1. Faltando

Sentindo falta de músicas produzidas com mais qualidade pela nova geração de compositores do país.

Com letras, melodias e cantos em harmonia com o padrão da boa Música Popular Brasileira. Com menos modismo, mais poesia.

 

  1. Destaque

Nega Laura do Marabaixo é um dos destaques da nova geração das mulheres marabaixeiras amapaenses.

Ela compõe ladrões de marabaixo, canta, toca (caixa e tambor) e dança. É completa nesse segmento.


 
Compartilhe: