Heraldo Almeida

Eliakin Rufino: Poeta e cantador amazônico


Nascido em Boa Vista, capital do Estado de Roraima, em 27 de maio de 1956. Faz shows de música e poesia falada, com banda ou no formato voz e violão. Muitas são as atividades que desenvolve, entre elas está a de escrever, que considera uma das preferidas. Escreve textos curtos, gosta de texto conciso, da audácia, da síntese, de dizer com o mínimo de meios.

Eliakin Rufino começou sua carreira artística nos anos de 1980 e tem seu primeiro livro publicado em 1984, Pássaros Ariscos. Nesse mesmo ano com forte influência do Modernismo e do Tropicalismo, junto com os amigos Zeca Preto e Neuber Uchoa, criou o Movimento Roraimeira, que por quase duas décadas referenciou e revelou artistas nas artes plásticas, culinária, literatura, dança, fotografia e na música, contribuindo para a construção da identidade cultural de vozes e feições para o povo de Roraima, calcado, sobretudo, nos elementos da cultura e da paisagem natural existente na região.

Tem vários livros publicados, entre eles: Pássaros Ariscos (1984), Poemas (1987), Escola de Poesia (1990), Brincadeira (1991), Poeta de água doce (1993), Versão Poética do Estatuto da Criança e do Adolescente (1995), Poesia para ler na cama (1997), Poeta de Água Doce (1999). Tem também poemas publicados em antologias e sites de poesia nacionais e internacionais. Além de escritor, ele é musico, cantor, compositor, filósofo, produtor cultural e jornalista.

 

  • Agenda

Sexta, 8, tem show em homenagem aos namorados, com Amadeu Cavalcante e Nani Rodrigues (marido e mulher), “Amor e Música”.
No Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano) – Araxá, 22h. Informações: 99111-0201 e 99126-6262.

 

  • Macapá Verão

Última semana de inscrição para artistas interessados em participar do Edital para o Macapá Verão 2018 (até sexta, 8). Informações no site da prefeitura de Macapá www.macapa.ap.gov.br.

 

  • Rock Pirangueiro

A 3ª edição do Esquenta Of Rock Pirangueiro está agendada para acontecer dia 8 de junho, no Calçadão Lacerda (rua são José esquina com a av: Antônio Siqueira) – Laguinho. Com Marcos Fernandes e Banda Brega In Rol, Suelen Braga, Ozy e Brenda Zeni. Informações: 98137-3130.

 

  • Forrozão

Dia 9 de junho a Associação Cultural Raízes do Bolão vai realizar o I Forrozão da Capela Santo Expedito, na maloca da Tia Chiquinha – Curiaú, a partir das 19h.

 

  • Tráfico Cultural

Ministério da Cultura e o Instituto Itaú Cultural promoveram (maio), seminário de proteção e circulação de bens culturais: combate ao tráfico ilícito.
O tráfico ilícito de bens culturais é um problema global, que atravessa fronteiras e ameaça a memória e a cultura da humanidade. (www.cultura.gov.br).

 

  • “Indiera”

Título do novo projeto musical do poetinha Osmar Júnior, que já está sendo agendado para seu pré-lançamento.
Já estamos aguardando.

 

  • “Pedra de Mistério”

Continua, até 15 de junho, a exposição “Macapá 260 Anos – Reminiscência”, do artista plástico e designer amapaense, Ralfe Braga.
No restaurante Sagrada Família, na av: Presidente Vargas entre as ruas Tiradentes e Gal. Rondon – Centro.