Heraldo Almeida

Eliakin Rufino: Poeta e cantador amazônico


Nascido em Boa Vista, capital do Estado de Roraima, em 27 de maio de 1956. Faz shows de música e poesia falada, com banda ou no formato voz e violão. Muitas são as atividades que desenvolve, entre elas está a de escrever, que considera uma das preferidas. Escreve textos curtos, gosta de texto conciso, da audácia, da síntese, de dizer com o mínimo de meios.

Eliakin Rufino começou sua carreira artística nos anos de 1980 e tem seu primeiro livro publicado em 1984, Pássaros Ariscos. Nesse mesmo ano com forte influência do Modernismo e do Tropicalismo, junto com os amigos Zeca Preto e Neuber Uchoa, criou o Movimento Roraimeira, que por quase duas décadas referenciou e revelou artistas nas artes plásticas, culinária, literatura, dança, fotografia e na música, contribuindo para a construção da identidade cultural de vozes e feições para o povo de Roraima, calcado, sobretudo, nos elementos da cultura e da paisagem natural existente na região.

Tem vários livros publicados, entre eles: Pássaros Ariscos (1984), Poemas (1987), Escola de Poesia (1990), Brincadeira (1991), Poeta de água doce (1993), Versão Poética do Estatuto da Criança e do Adolescente (1995), Poesia para ler na cama (1997), Poeta de Água Doce (1999). Tem também poemas publicados em antologias e sites de poesia nacionais e internacionais.
Além de escritor, ele é musico, cantor, compositor, filósofo, produtor cultural e jornalista.

 

  • Agenda

Sexta e sábado (19 e 20) vai acontecer a 10ª edição do Amapá Jazz Festival, que é o maior Festival de Música Instrumental da Amazônia.
Atrações: Dia 19 (19h): Carvô Jazz, Elias Coutinho – Amazon Music e Ricardo Pereira. Dia 20 (19h): Ariel Moura, Homenagem ao mestre Espíndola, Ney Conceição – Big Band e Mestre Solano da Guitarrada.
No Norte das Águas, Complexo Marlindo Serrano – Araxá. Coordenação e realização têm a marca do cantor, compositor e produtor, Finéias Nelluty. Imperdível.

 

  • Show

Dia 26 de outubro o maestro Elias Sampaio e a cantora Deize Pinheiro, vão apresentar o show “Meu Coração Não Sei Porque”, no Kitanda Café (esquina da av: Antonio Coelho de Carvalho com a rua Jovino Dinoá) – Trem, às 21h30.
Convidado especial é o Trio Choro na Veia (Beto 7 Cordas, Gabriel do Cavaco e César do Pandeiro). Informações: 99160-6744 e 98408-1254.

 

  • Agenda MPA

Duas mulheres, mãe e filha, juntas cantando nossa aldeia no palco do Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), dia 26, às 9 da noite.
Nani Rodrigues e Loren Cavalcante estão prepararam um repertório especial refinado da boa música feita em casa.
Convidados: Fátima Teixeira, Poetas Azuis, Hannah Cavalcante e Os Pinducos. Informações: 99111-0201 e 99187-7067.

 

  • “Meu Jeito”

Título da nova música do cantor e compositor, Rambolde Campos, que tem uma linguagem bem regional na sua temática.
Já no repertório do novo disco que logo vem aí. Parabéns.

 

  • Patrimônio

Iphan abriu inscrição (Edital de chamada pública) para instrução do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil.
As Organizações da Sociedade Civil interessadas na parceria com o Instituto, poderão enviar, até o dia 12 de novembro, propostas de pesquisa e documentação sobre este bem cultural, símbolo da cultura nordestina e do Brasil. (www.cultura.gov.br).

 

  • “Timbre e Temperos”

Título do disco de Enrico Di Miceli, Patrícia Bastos e Joãozinho Gomes, que está sendo finalizado em São Paulo.
Enrico e Joãozinho seguem para Sampa, na sexta (19), onde está residindo Patrícia, para fechar a obra.

 

  • Clipe

Cantor e compositor tucuju, João Amorim, gravou seu primeiro clipe “Passa Tchonga”.
A direção é de Henrique Santos. Logo será lançado nas redes sociais. Parabéns.