Heraldo Almeida

Então, o que é música afinal?


Essa pergunta tem sido alvo de discussão há décadas. Alguns autores defendem que música é a combinação de sons e silêncios de uma maneira organizada. Vamos explicar com um exemplo: Um ruído de rádio emite sons, mas não de uma forma organizada, por isso não é classificado como música. Essa definição parece simples e completa, mas definir música não é algo tão óbvio assim. Podemos classificar um alarme de carro como mús ica? Ele emite sons e silêncios de uma maneira organizada, mas garanto que a maioria das pessoas não chamaria esse som de música.

Então, o que é música afinal? De uma maneira mais didática e abrangente, a música é composta por melodia, harmonia e ritmo.

Melodia é a voz principal do som, é aquilo que pode ser cantado. Harmonia é uma sobreposição de notas que servem de base para a melodia. Por exemplo, uma pessoa tocando violão e cantando está fazendo harmonia com os acordes no violão e melodia com a voz. Cada acorde é uma sobreposição de várias notas, por isso que os acordes fazem parte da harmonia.

Vale destacar que a melodia não necessariamente é composta por uma única voz; é possível também que ela tenha duas ou mais vozes, apesar de ser menos frequente essa situação. Para diferenciar melodia de harmonia nesse caso, podemos fazer uma comparação com um navio no oceano. O navio representa a harmonia e as pessoas dentro do navio representam a melodia. Tanto o navio quanto as pessoas estão se mexendo, e as pessoas se mexem dentro do navio enquanto ele navega pelo oceano. Repare que o navio serve de base, su porte, para as pessoas. Elas têm liberdade para se movimentar apenas dentro do navio. Se uma pessoa pular para fora do navio, será desastroso. Com melodia e harmonia, é a mesma coisa.

Ritmo é a marcação do tempo de uma música. Assim como o relógio marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música. Cada um desses três assuntos precisa ser tratado à parte. Um conhecimento aprofundado permite uma manipulação ilimitada de todos os recursos que a música fornece, e é isso o que faz os “sons e silêncios” ficarem tão interessantes para nosso ouvido. Afinal, mais importante do que saber o que é musica, é saber como trabalhar em cima dela. (www.descomplicandoamusica.com).

 

  • Audiovisual

De 11 a 13 de novembro o Sesc/AP vai realizar a Oficina de Capacitação de Projetos de Diagramação Audiovisual, no Sesc Araxá, às 18h.
As inscrições estão acontecendo na Coordenadoria de Cultura, no Sesc Araxá, valendo 1kg de alimento não perecível.

 

  • Premiado

Compositor e produtor musical, Dante Ozzetti, foi premiado o Melhor Produtor Musical, no Prêmio Profissionais da Música, pelo disco “Princesa de Aiocá!, gravado pela cantora Mari Furquim. Parabéns.

 

  • Convidados

Nilson Chaves e Patrícia Bastos são os convidados de Enrico Di Miceli, no show de lançamento de seu 1º disco solo do artista, “Todo Música”, agendado para acontecer em 14 de dezembro, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), 22h.

 

  • Bessa

Vem aí a inauguração de mais um espaço para valorizar o samba no Amapá. É o projeto “Pagode Bom a Bessa”, no bairro Jardim Felicidade (Av: Pedro Wanderley – 2614). Dia 7 de dezembro, com o trio “Bom Ki Só”. Informações: 98110-5404.

 

  • Salgueiro

No carnaval de 2020, Acadêmicos do Salgueiro vai prestar homenagens aos 150 anos do primeiro palhaço negro do Brasil, Benjamin de Oliveira. O título do enredo é, “O Rei Negro do Picadeiro”. Bela homenagem.

 

  • Poesia

O poeta, José Pastana, vai lançar mais uma bela obra literária, “Poemas e Um Amor”, na sexta (8), na Biblioteca Elcy Lacerda (Rua São José – Centro), 19h.

 

  • No ar

Programa “O Canto da Amazônia”, na Diário FM 90,9, sempre valorizando os artistas e suas obras. De segunda à sexta, 16h. Valorizando o que é nosso.