Heraldo Almeida

Finéias Nelluty: Vem Conhecer Macapá


Com a contagem regressiva para o aniversário de 260 da cidade de Macapá, em 4 de fevereiro, muitos compositores declaram o seu amor pela “terrinha” em poesias musicais, assim como o Finéias Neluty.

O cantor, compositor, músico e produtor amapaense, Finéias Nelluty, homenageia sua cidade de Macapá com uma bela obra musical, “Vem Conhecer Macapá”.

Vem cá conhecer Macapá, curtir esse lugar que é bom pra se viver. Vem cá da beira rio olhar o amazonas banhar. meu forte São José.
Da Fazendinha aquela vista boa, no Curiaú tem pantanal, lagoa. Vem Marabaixo dançar, vem no Batuque suar. O Marco Zero vem ver, vem ver a banda passar, vem ver, vem ver, conhecer Macapá.

O Laguinho que me deu a mulata pra sambar, passo na Tia Neném pra tomar meu tacacá, chega mais perto e vem provar o meu peixe com açaí, farinha do Pacuí, tempero da Tia Coló, tenho mais pra te mostrar, vem ver, conhecer Macapá.

 

  • “Curiaú”

Maestro Manoel Cordeiro gravou a música, “Curiaú”, de sua autoria, em seu 2º disco instrumental, “Guitar Hero Brasil”, com participação dos músicos amapaenses: Hian Moreira (bateria), Alan Gomes (baixo), Adelson Preto e Nena Silva (percussão).

 

  • Na mídia

Jovem cantora paraense, Natália Matos, lançando clipe oficial, no youtube, da música “Lua Namoradeira”, de autoria de Dona Onete, com participação e produção do maestro Manoel Cordeiro.
“Uma busca de encaminhar nossos ritmos numa linguagem universal. Uma velho histórico que continua”, disse Manoel.

 

  • Poética

Nesta sexta (1), no salão de eventos do Sesc Araxá, haverá apresentação do espetáculo, “Xapiri-Curuocangô”, com o Grupo de Poesia Tatamirô, às 19h.
Tatamirô é um projeto amapaense que atua, há dez anos, fomentando a leitura com ações voltadas para as artes em âmbito geral, destacando a Poesia.

 

  • Tempo

Cantor e compositor, Nivito Guedes, vai soltar a voz no show “Tempo Para Amar”, nesta sexta (1), no Sankofa (Rua Beira Rio – Orla do Santa Inês – Araxá), às 21h. Quem abre o evento é Helder Brandão, com voz e violão com belo repertório da boa MPB. Informações: 98112-7594.

 

  • É hoje

É nesta sexta (1) o showzaço do Grupo de Samba Soweto, em Macapá, cantando seus maiores sucessos, na quadra da verde e rosa Maracatu da Favela (av: Pe. Júlio – Centro), a partir das 20h.
A agenda inicia com os sambistas Catatau, Kinzinho AP e Trio Bom Kisó. Informações: 99196-3121 e 99164-3920.

 

  • “Bandeira do Samba”

Nome do primeiro grupo de samba do Amapá, criado no ano de 1987, com a seguinte formação: Carlos Pirú, Bibi, Pedro Ramos, Carlinhos Bababá, Nena Silva, Adelson Preto e Aureliano Neck.

 

  • Destaque

Poetisa amapaense, Annie de Carvalho, vem se destacando no cenário da literatura do Amapá e de todo o país. Já tem obras em várias coletâneas.
Em 2018 venceu um concurso nacional e se prepara para lançar seu primeiro livro. Merece o destaque e o registro da coluna. Parabéns.