Heraldo Almeida

Fogo destrói prédio do Museu da Língua Portuguesa


Ministro da Cultura Juca Ferreira, se manifestou em nota, a respeito do incêndio que atingiu o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, nesta segunda-feira, 21.

A destruição de um museu, mesmo parcial, é sempre uma perda gigantesca para a cultura. Lamentamos o incêndio no Museu da Língua Portuguesa. E lamentamos profundamente a perda de uma vida humana, de um funcionário que corajosamente enfrentou uma situação de tal gravidade. Este é um momento de profunda tristeza.

Além do valor histórico e arquitetônico de suas instalações, do significado que tem para a revitalização daquela área, do modelo de museu que passou a representar, o Museu da Língua Portuguesa nos singulariza, ressalta um dos aspectos raros e preciosos da nossa cultura. A língua, além do seu poder de coesão, além de ser um dos fatores de união do nosso povo, é quem dá o sentido do que somos.

Um museu nasce da missão de reconhecer e preservar a raridade de algum aspecto da cultura. Por isso, todo museu é único. Um museu sempre requer cuidados em dobro. Independentemente de suas causas, esse incêndio nos serve de alerta para que tenhamos um cuidado cada vez maior com nosso patrimônio.

Nos empenharemos para trazer de volta, fortalecido, este museu que já se incorporou com tanta eloquência à vida cultural de São Paulo e do nosso país. (www.cultura.gov.br)