Heraldo Almeida

História do carnaval e suas origens


O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, o carnaval não é uma invenção brasileira, nem tampouco realizado apenas neste país. A História do Carnaval remonta à antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma.

A palavra carnaval é originária do latim, “carnis levale”, cujo significado é “retirar a carne”. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de enquadrar uma festa pagã. Na antiga Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como carnaval. As Saceias eram uma festa em que um prisioneiro assumia durante alguns dias a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e dormindo com suas esposas. Ao final, o prisioneiro era chicoteado e depois enforcado ou empalado.

O outro rito era realizado pelo rei nos dias que antecediam o equinócio da primavera, período de comemoração do ano novo na região. O ritual ocorria no templo de Marduk, um dos primeiros deuses mesopotâmicos, onde o rei perdia seus emblemas de poder e era surrado na frente da estátua de Marduk. Essa humilhação servia para demonstrar a submissão do rei à divindade. Em seguida, ele novamente assumia o trono. O que havia de comum nas duas festas e que está ligado ao carnaval era o caráter de subversão de papéis sociais: a transformação temporária do prisioneiro em rei e a humilhação do rei frente ao deus. Possivelmente a subversão de papeis sociais no carnaval, como os homens vestirem-se de mulheres e vice-versa, pode encontrar suas origens nessa tradição mesopotâmica…continua amanhã – parte II. (www.brasilescola.uol.com.br)

 

Cuidar
Contagem regressiva para a programação de aniversário de Macapá (259 anos), sábado, 4 de fevereiro, na Praça Floriano Peixoto.
Se você ama a cidade das bacabas, então cuide dela.

Matrículas
CEU das Artes abre matrículas para diversas atividades artísticas, no Infraero II, av: Carlos Lins Cortês, das 8h às 21h.

Contemplado
Fumcult divulga lista dos artistas contemplados pelo Edital para a programação do aniversário de Macapá, em 4 de fevereiro (sábado). www.macapa.ap.gov.br.

Ensaio
Nesta terça, 31, iniciam os ensaios da semana, do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, para o cortejo do aniversário de Macapá, 4 de fevereiro.
Na Praça Floriano Peixoto, às 19h.

Abraço
Associação dos Ex Jogadores do AP vão realizar a programação “Abraço Solidário”, no estádio Glicério Marques, dia 4 de fevereiro, às 8h.
Uma forte de contribuir com a recuperação daquela praça esportiva.

Teatro
Dias 1 e 2 de fevereiro o Sesi apresenta o espetáculo infantil, “Pamonha e Panaca”, no Teatro das Bacabeiras, às 21h.
É uma produção e realização do Projeto Cuca Leva. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

Agenda
Show “Eu Sou Daqui”, que os cantadores Amadeu Cavalcante e Branda Melo vão realizar, no dia 3 de fevereiro (véspera do feriado), no bar “O Barril”. Uma homenagem aos 259 anos da cidade de Macapá (4 de fev.).
Convidados especiais: Zé Miguel, Banda Placa, Rambolde Campos e Nani Rodrigues.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton silva, às 22h. Informações: 99126-6262 e 98119-2790.

Descaso
Comunidade do entrono da Cidade do Samba (Zerão), continua reclamando da falta de energia elétrica no local e da lixeira formada por pedaços de alegorias de escolas de samba, de velhos carnavais.