Heraldo Almeida

Hoje, tem Estação Lunar em Fazendinha


Acontece nesta quinta-feira, 21, a segunda edição do projeto Estação Lunar, que faz parte da programação do Macapá Verão 2016. A praia de Fazendinha receberá mais uma vez um seleto grupo de artistas que renderá homenagens à tradicional Banda Placa.

O show de verão inicia às 19h com a contação de histórias de Elmeraldina dos Santos, filha da tia Chiquinha do Bolão, do quilombo do Curiáu. Cley Lunna abre o repertório musical às 20h, em seguida tem Marabaixo com o grupo da Favela, Dica Congó, depois mais música com Nonato Santos, Lolito do Bandolim, Ariel, Emília Monteiro e, para fechar a noite, o especial da Banda Placa.

A homenagem da noite será para a Banda Placa, grupo musical genuinamente amapaense, criado em 09 de março de 1983 com o nome Placa Luminosa, teve como fundadores os irmãos Carlitão e Álvaro Gomes, passando por várias formações com Joaquim França, Joãozinho Batera, Osmar Júnior, Pintinho, Raimundão, entre outros. De fato, uma geração de bons e talentosos músicos, ainda sem tanta expressão no meio musical, mas convictos na valorização e perpetuação da música amapaense.

Ao longo desses 30 anos, a banda vem idealizando e concretizando projetos culturais, sociais e educacionais que são tidos, por críticos da área, como importantes fomentadores do legado da produção cultural amapaense e da história de sua gente. Inúmeros foram os projetos realizados com recursos da própria entidade dentro e fora da cidade de Macapá, dentre os quais: A Vida e Obra de Paulo Diniz; Rock Luz; Carnaval do Povo; Música na Escola; Mazagão Velho dois séculos de Cultura; Ponto de Encontro; Placa Esporte Clube; Alé; Frutos e Sementes; Tambores; Nossos Ídolos e Aiô Folia.

O Estação Lunar é uma realização da Prefeitura de Macapá, que teve sua estreia no ano passado e que, por conta de seu sucesso, já compõe o calendário cultural da programação do Macapá Verão. Este ano o formato do evento está rendendo homenagens a artistas e grupos que são referência no universo musical amapaense. (Rita Torrinha).

Agenda
Nesta quinta, 21, tem a mostra cultural “Noite dos Artistas”, no Teatro das Bacabeiras, às 19h.
Música, dança, teatro, circo, poesia, performance e outras artes.

Estação Lunar
Nesta quinta, 21, tem a segunda edição do projeto “Estação Lunar” no balneário de Fazendinha, às 19h, como parte da programação do Macapá Verão 2016.
Artistas: Contação de História; Cley Lunna (voz e violão); Marabaixo Dica Congó; Nonato Santos; Lolito do Bandolim; Ariel; Emília Monteiro e Banda Placa.
 O convidado homenageado da noite será a Banda Placa, que tem mais de trinta anos de produção cultural no Amapá.

Repertório
O repertório musical da novela Velho Chico (Globo) é pra se deliciar com as belas canções escolhidas a dedo pra compor a trilha sonora.
Minha nota é 10, a valorização das temáticas dos lugares casou perfeitamente com as músicas. Parabéns.

MPB
Cantora Deize Pinheiro vai soltar a voz cantando o melhor da Música Popular Brasileira (MPB), num repertório pra lá de especial.
Na sexta, 22, na casa de shows  Chocolate com Tapioca. Esquina da Rua Santos Dumont com a Av: Almirante Barroso – Santa Rita. 20h.

Show
Dia 29 de setembro tem show com Fafá de Belém e o Padre Fábio de Melo, no Ceta Ecotel, em Macapá.

Oficina
De 27 a 29 de julho tem oficina Dança Criativa, no Espaço CAOS Arte e Cultura, às 14h.
Na Av: Procópio Rola – 1572, entre as Ruas Manuel Eudóxio e Professor Tostes – Santa Rita. Informações: 98122-1285.

Feira Preta
Nome da feira empreendedora de arte e culinária, que acontece às sextas (tarde e noite) e sábados (manhã) na Praça Veiga Cabral.
A iniciativa é de um grupo de mulheres negras empreendedoras.

Caricaturas
Exposição J. Márcio e Amigos Caricaturas, acontecendo na Praça Veiga Cabral, Galeria Trokkal– Centro, até 30 de julho.
A partir das 10h.