Heraldo Almeida

Interesses políticos no mundo das artes


Não é de hoje que muitos interesses particulares, de pessoas com outros objetivos, vêm rondando os segmentos artísticos e culturais, embora alguns já estejam instalados bem no meio e influenciando os caminhos dos artistas.

Os famosos “padrinhos políticos, de qualquer quilate, aproximaram-se dos artistas e criaram mecanismos de plantar o discurso de que “todos os projetos culturais, para acontecer, necessitam da ajudinha deles”. Isso não é verdade.

A dificuldade é grande, mas a produção garantida e de qualidade. Em todos os segmentos culturais e artísticos existem os projetos coletivos e individuais. A grande questão que distancia o artista da realização do seu projeto é a falta de uma política pública definida que atenda a todos.

O poder público contempla alguns com a realização de pequenos eventos em datas já definidas nos calendários existentes. É muito pouco. Desde sempre está sendo assim.

Os artistas estão aguardando, há dezenas de anos, o prometido Projeto de Política Pública Cultural, que dará sustentabilidade a eles em cada segmento, pois a dificuldade é gigantesca para que os projetos sejam desenvolvidos e realizados. Quem tem como “bancar”, realiza, mas quem não tem como captar recurso, aí tem que aguardar na fila, e essa anda a passos de tartaruga.

Com todas essas dificuldades entra em cena o tal padrinho político para resolver a falta de recurso, mas logo deixa bem claro que em troca quer o apoio do segmento, da família do artista e de tudo o que estiver envolvido no processo, para o próximo pleito eleitoral. Lamentável que seja essa a única forma encontrada por eles, pois os segmentos da arte e cultura estão lotados de interesses políticos e pessoais. A arte não comete crime.

“A arte do político é fazer que seja do interesse de cada um ser virtuoso”. (Claude Adrien Helvetius – filósofo francês).

 

  • Coral

Nesta quinta, 10, às 18h, tem apresentação do “Coral do Coração” em homenagem ao dia das mães, no Centro Cultural Azevedo Picanço (av: FAB).
Entrada é franca.

 

  • Orgulho

No dia 1º de maio o dançarino e professor amapaense, Márcio Santos, foi homenageado no Rio de Janeiro, na 8ª Edição do Baile do Trabalhador.
Além dele, receberam destaque: Carlinhos de Jesus, Marcelo Chocolate, Jimmy de Oliveira, Marcelo Granjero e outros ícones da Dança de Salão no Brasil. Parabéns.

 

  • Agenda

Sexta, 11, tem o show “Samba da Deize”, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano) – Araxá, a partir das 22h.
Participações especiais de Silmara Lobato e Danilo José. Informações: 98141-7486.

 

  • Parceria

Prefeitura de Macapá está investindo 30 mil reais no Ciclo do Marabaixo deste ano, que serão divididos entre os grupos tradicionais que realizam o festejo.

 

  • Tambor

Dias 26 e 27 de maio tem a Festa do Tambor, que é o aniversário do bairro do Laguinho, a partir das 16h (26) e 9h (27), no Banco da Amizade, ao lado do colégio Azevedo Costa.

 

  • Inauguração

Sábado, 12, tem baile da saudade de inauguração da casa de shows Panamá Eventos, a partir das 21h.
Travessa Julião Ramos – Jesus de Nazaré. Informações: 99146-9931.

 

  • Forrozão

O 18º Pré-Forrozão da Simpa vai acontecer nos dias 18 e 19 de maio, na sede do Trem Desportivo Clube, a partir das 20h.
Na av: Feliciano Coelho – Trem.