Heraldo Almeida

Jorge Amado e o seu “Cemitério” Particular


Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira, encanta e que é sublime e bela.

O escritor e poeta brasileiro, Jorge Amado, nos presenteou com muitas escritas como esse “Cemitério”. Guarde-o pra você.

“Tenho horror a hospitais, os frios corredores, as salas de espera, ante-salas da morte, mais ainda a cemitérios onde as flores perdem o viço, não há flor bonita em campo santo. Possuo, no entanto, um cemitério meu, pessoal, eu o construí e inaugurei há alguns anos quando a vida me amadureceu o sentimento. Nele enterro aqueles que matei, ou seja, aqueles que para mim deixaram de existir, morreram: os que um dia tiveram a minha estima e perderam.

Quando um tipo vai além de todas as medidas e de fato me ofende, já com ele não me aborreço, não fico enojado ou furioso, não brigo, não corto relações, não lhe nego o cumprimento. Enterro-o na vala comum de meu cemitério – nele não existe jazigo de família, túmulos individuais, os mortos jazem em cova rasa, na promiscuidade da salafrarice, do mau caráter. Para mim o fulano morreu, foi enterrado, faça o que faça já não pode me magoar.

Raros enterros – ainda bem! – de um pérfido, de um perjuro, de um desleal, de alguém que faltou à amizade, traiu o amor, foi por demais interesseiro, falso, hipócrita, arrogante – a impostura e a presunção me ofendem fácil. No pequeno e feio cemitério, sem flores, sem lágrimas, sem um pingo de saudade, apodrecem uns tantos sujeitos, umas poucas mulheres, uns e outras varri da memória, retirei da vida.

Encontro na rua um desses fantasmas, paro a conversar, escuto, correspondo às frases, às saudações, aos elogios, aceito o abraço, o beijo fraterno de Judas. “Sigo adiante e o tipo pensa que mais uma vez me enganou, mal sabe ele que está morto e enterrado”.

 

  • Festival

Domingo (3) vai acontecer o Festival de Samba de Enredo, dos carnavais inesquecíveis, em frente ao colégio Azevedo Costa – Laguinho, às 20h, em uma arena que será montada.
Escolas confirmadas: Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Piratas Estilizados, Império do Povo, Embaixada de Samba, Emissários da Cegonha, Império da Zona Norte e Império Solidariedade.

 

  • Parceria

Prefeitura de Macapá assumiu a responsabilidade de arcar com toda a estrutura para a realização do Festival de Samba de Enredo, agendado para o dia 3 de março (domingo), em frente ao colégio Azevedo Costa – Laguinho, a partir das 20h.
Palco, som, iluminação, banheiros químicos, iluminação limpeza do local e outros serviços.

 

  • Tia Zefa

Nesta terça (26) uma das matriarcas do Marabaixo, Tia Zefa, completou 103 anos de muita vida dedicada à cultura amapaense.
Tia Zefa continua firme, guerreira e muito lúcida dançando e tirando verso de ladrão de Marabaixo. Parabéns e obrigado por tudo.

 

  • Blocos

Sábado (2) haverá desfile dos blocos carnavalescos da LIBA, na avenida FAB, com programação iniciando, às 16h30, com show da Banda Placa.
Serão oito blocos que irão se apresentar, a partir das 19h: Pau Grande, Mancha Negra, Mãe Luzia, Unidos do Cabralzinho, Kubalança, Pica Pau, Rolará e Bafo da Onça. Entrada franca.

 

  • Passista

O estilista amapaense, Ruy Anjos, vai realizar o 2º concurso Passista Amapá, dia 9 de março, na sede da Assel (Rodovia JK), a partir das 22h.
Serão escolhidos em 3 categorias: Feminino Masculino e Diversidade. O principal quesito é Samba no Pé e a premiação é de 2 mil reais. Informações: 98132-8101.

 

  • Minhocas

Bloco dos Minhocas vai realizar o baile de carnaval Minhocas na Folia, dia 4 de março, no Bar do Abreu (av: FAB), a partir das 21h.
Atrações: Grupo Bandaia, Nivito e Banda, participação de artistas regionais. Vendas de abadas pelo 99126-6262.

 

  • Saudade

Dia 23 de março, na sede do Sinsepeap (Rodovia JK), vai acontecer um baile da saudade, a partir das 22h.
Atrações: DJ Bruno Costa, Batan, Mauro Cota e Clay Sam. Informações: 99125-1555.