Heraldo Almeida

Mestre Vieira: o criador da “Guitarrada”


A Guitarrada é um gênero musical paraense instrumental surgido da fusão do choro com carimbó, cúmbia e jovem guarda, entre outros. É também chamado de lambada instrumental. O seu criador é o Mestre Vieira. Neste estilo a guitarra elétrica é solista. Os principais representantes da atualidade são os grupos: Mestres da Guitarrada, Cravo Carbono e La pupuña.

Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira, nasceu em 29/10 de 1934, é um músico brasileiro, tem 20 discos solo gravados. A música “Lambada Jamaicana” (lançada em 82, vinil “Melô da Cabra”) é seu maior sucesso. Desde 2003 integra também o grupo Mestres da Guitarrada, tendo 2 cds lançados: Mestres da Guitarrada (2004, selo Funtelpa) e Música Magneta (2008, Selo Candeeiro Records). Em 2008 recebeu do Ministério da Cultura a medalha de Ordem ao Mérito Cultural pelo seu relevante serviço prestado à cultura brasileira.

É um gênero musical único no mundo. Criado por Mestre Vieira, natural de Barcarena, o ritmo musical surgiu em Belém (PA), a guitarra faz sempre o solo em ritmos como cúmbia, carimbó e merengue. A guitarrada tem como marco o lançamento do disco “Lambadas das Quebradas” (1978). A inovação do disco foi apresentar temas instrumentais para guitarra, sempre valorizando os ritmos amazônicos e caribenhos. Mestre Vieira, tem seu trabalho fortemente influenciado pelo choro e revelou-se virtuose ainda criança. Depois de ter tocado bandolim, banjo, cavaquinho, violão e instrumentos de sopro, ele só teve contato com a guitarra elétrica na década de 70.

Mestre Curica, também está ligado à tradição musical paraense. Ao lado de Verequete e Pinduca, é um dos importantes artistas que tocam carimbó. Ele foi o principal arranjador dos discos de Verequete e participou do primeiro registro de carimbó em disco, no ano de 1971. Curica também fabrica seus instrumentos e é considerado um dos responsáveis pela popular utilização do banjo nos arranjos de carimbó.

Aldo Sena, conta que se apaixonou pela guitarrada quando ouviu o disco “Lambadas das Quebradas”, de Mestre Vieira. No mesmo ano, Aldo Sena já estava apresentando ao público o seu trabalho autoral, feito com a banda “O Popular de Igarapé Mirim”.

Agenda
Sexta, 28, é a vez de Rambolde Campos se apresentar no palco do Projeto da Música Popular do Amapá (MPA), cantando suas composições que falam de nosso povo e de suas histórias.
Convidados especiais: Osmar Júnior, Nani Rodrigues, Zé Miguel e Cássio Pontes.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva (atrás da Seed), 21h. Informações: 99114-1300.

Lançamento
Cantora Patrícia Bastos lança seu novo CD “Batom Bacaba”, dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras, 21h.
Esse projeto tem a assinatura da Natura Musical.

Investimento
A 8ª edição do Amapá Jazz Festival, que aconteceu no último final de semana, foi espetacular.
Pela valorização, resgate e oportunidade aos músicos, sobretudo, do Amapá, esse projeto já deveria estar no calendário do estado e recebendo investimento para sua realização.
O produtor e realizador do evento, Finéias Nelluty, informou que apenas a Prefeitura de Macapá investiu no festival.

Luto
Faleceu, ontem, 25, vítima de um infarto fulminante, o ex jogador do futebol, Carlos Alberto Torres (RJ). Capitão do tri campeonato mundial da seleção brasileiro (1970).
O esporte nacional está de luto.

“Conexão Amazônia”
Nome do projeto musical realizado pelo cantor e compositor, Zé Miguel, que em breve estará de volta.
É uma oportunidade de manter um intercâmbio musical com artistas da região amazônica. Ainda sem data definida

“Cantando Marabaixo”
Nome do festival de Marabaixo que está agendado para acontecer em dezembro.
A realização é do Movimento Nação Marabaixeira, Carlos Pirú e outros coordenadores.

Show
Dia 14 de novembro acontecerão dois shows na Choperia da Lagoa (Rodovia Duca Serra).
Banda Bee Gees Alive (cover-SP) e Quarteto Casanova, 22h. Informações: 98109-2101.

Presente
Compositor letrista mineiro, Caio Duarte, está em Macapá e me presenteou com seu 2º CD “Dito e Feito”, que lançará em breve.
Ele já morou em Macapá, na década de 1980 e conhece nossa musicalidade. Obrigado.