Heraldo Almeida

O mestre violonista Nonato Leal


Raimundo Nonato Barros Leal (Nonato Leal). No dia 23 de julho 192, nasceu na cidade da Vigia (PA). O professor, músico e compositor Nonato Leal aos 8 anos de idade inicia com seu pai sua vida musical. Com 10 anos se apresentava ao público pela primeira vez tocando violino. Aos 13 anos começa a tocar banjo e aos 15, bandolim, violão tenor e viola. Aos 18 anos inicia o aprendizado de violão. Com 19 anos, compõe a primeira música chamada “Tauaparanassu”.

Foi para Belém aos 20 anos onde tomou parte do Cast. Artístico da PRC-5 Rádio Clube do Pará. Em 1945 se apresenta na radio nacional – RJ no programa Papel Carbono (Renato Murce) e tira nota 10, imitando o violonista Dilermano Reis com a música “Se Ela Perguntar”. Em 1950, ingressa na rádio Marajoara (PA) e excursiona pelo interior do Pará com os músicos e cantores do Cast. da emissora.

Em fevereiro de 1952, chega a Macapá (onde reside até hoje) a convite do seu irmão Oleno Leal, onde é convidado a fazer parte da rádio Difusora de Macapá. Em 1953 conhece Paracy Jucá Leite, com quem se casa, em 1954.

Tocou com artistas renomados como Ângela Maria, Nelson Gonçalves, Waldick Soriano, Carmem Costa, Carlos Galhardo, João do Valle, Luis Gonzaga, Arnaldo Rayol, Agnaldo Rayol. Também com o Trio Muiraquitã, Sebastião Tapajós, Nilson Chaves, Walter Bandeira, Lucinha Bastos, entre outros.

Excursionou pelo interior do Amapá sob o patrocínio do Governo. Participou da Semana de Arte Amapaense em 1981 e 1984. Em 1958 fez vários programas nas RÁDIOS DRAGÃO DO MAR, VERDES MARES E UIRAPURU no estado do Ceará. Compôs vários sambas- enredo para diversas escolas de samba do Amapá. Em 1982 e 1983 participou dos recitais de violão da REDE NACIONAL DA MÚSICA (FUNARTE). Em 1987 participou também do recital didático VILLA-LOBOS, curso de violão do SESC. Foi professor de violão na escola “WALQUIRIA LIMA” de 1970 a 1988.

O músico lançou 2 CD’s, sob a direção de Manoel Cordeiro, chamados de “Lamento Beduino” e “Coração Popular”. Atualmente tem um programa de televisão chamado “De Pai Pra Filho”, com o seu filho Venilton Leal, com quem, também lançou um CD. Todos com estilo instrumental.

Nacional
Cantor pop amapaense, Rafael Esteffans, foi convidado para fazer shows em Aracajú (SE), dias 26 e 28 de agosto.
Fazendo parte da 15ª Parada LGBT.

Horário
Vai começar o horário gratuito de propaganda eleitoral (rádio e TV). Vamos ficar atentos para saber se os candidatos (vereadores e prefeitos) irão propor algo para a cultura artística do Amapá.

Agenda
Essa é pra quem curte a boa música instrumental. Nesta quarta, 24, tem show com o quinteto “Marreco’s Land”.
Alan Gomes (baixo), Hian Moreira (bateria), Fabinho Costa (guitarra), Jeffrei Redig (teclados), Neto (sopro).
No bar “O Barril”, partir das 21h, na esquina da Av: Procópio Rola com a Rua Hamilton Silva – Centro.

Imperdível
Na sexta, 26, tem show de Nilson Chaves no Bar Vitruviano, com participação especial do violonista Nonato Leal.
Na Av: Machado de Assis, entre as Ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado – Centro. Às 23h.

Sonora
Nesta quarta, 24, tem show musical na programação do projeto Sonora Brasil, no Sesc Araxá às 19h.
“Violas Singulares”, com Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro. Entrada franca.

Palmares
A Fundação Cultural Palmares, primeira instituição federal dedicada à proteção, à preservação e à promoção da cultura negra no Brasil, completou, segunda (22), 28 anos de criação.

Jazz
Dias 20, 21 e 22 de outubro, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá)), vai acontecer a 8ª edição do Amapá Jazz Festival.
A realização é do produtor, cantor e compositor, Finéias Nelluty.

Tenda
Na sexta, 26, tem show com a “Banda Negro de Nós”, na Tenda Cultural do Rod’s Bar (Araxá), às 22h.