Heraldo Almeida

O que é música instrumental?


A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como “Taiane”, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou “The Great Gig in the Sky”, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, a voz é usada como instrumento musical.

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar ocompasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.

Como não podia deixar de ser, a música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões. Historiadores da música afirmam que a modinha (da Europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a valsa, o tango e a polca, são grandes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro gênero popular urbano do Brasil.

Os principais instrumentos utilizados no choro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.

Concluindo
Carlos Matias informou que está concluindo sua missão na Secult, onde foi designado pelo governador Waldez para “arrumar a casa”.
Até o final desta semana o gestor interino da cultura poderá entregar seu relatório e retornar suas atividades na Controladoria Geral Estadual, onde está há mais de 20 anos.

Agenda
Tenda cultural do Rod’s Bar, no Araxá, inicia seu calendário de agosto com agenda fechada até o final do mês.
Dia 5 (sexta) tem show de Zé Miguel e Osmar Júnior, abrindo a temporada.

“Batom Bacaba”
Novo CD da cantora amapaense Patricia Bastos, “Batom Bacaba” já tem data de lançamento em Macapá. Dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras.
Dia 29 de setembro – Rio de Janeiro (Solar do Botafogo), dia 2 de outubro – Campinas, São Paulo (Concha Acústica do Parque Taquaral) e dia 6 no Centro Cultural Rio Verde, capital.

Amapá Jazz
A 8ª edição do Amapá Jazz Festival já tem data definida para acontecer. Dias 20, 21 e 22 de outubro no Norte das Águas – Complexo Marlindo Serrano (Araxá), em Macapá – AP.
É o maior festival de música instrumental da Amazônia. Produção de Finéias Nelluty.

Oficina
Na sexta, 5, tem Oficina de Turbantes na Praça Veiga Cabral, 17h, com inscrições a R$ 10,00.
Informações: 99137-8028.

Internacional
De 08 a 23 de Agosto na cidade de Yvetot Normandie, na França, o maestro Elias Sampaio irá ministrar uma Oficina de Performance em Música Popular Brasileira, na 8a Edição do Stage Nômade.
Elias é regente da Orquestra Essência, no Amapá.

Show
Cantor e compositor, Zeca Baleiro, tem show agendado em Macapá, dia 30 de setembro, no Ceta Ecotel.

Agenda
Na quarta, 3, é dia de ouvir a boa música instrumental, no ar O Barril, na esquina da Av: Procópio Rola com a Rua Hamilton Silva – Centro, às 9 da noite.
O show fica por conta do quinteto Marreco’s Land, formado por Alan Gomes (baixo), Fabinho Costa (guitarra), Jeffrei Redig (teclados), Hian Moreira (bateria) e Beto (sopro).