Heraldo Almeida

O que é música instrumental


A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como “Taiane”, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou “The Great Gig in the Sky”, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, a voz é ; usada como instrumento musical.

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar ocompasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.

Como não podia deixar de ser, a música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões. Historiadores da música afirmam que a modinha (da Europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a valsa, o tango e a polca, são gr andes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro gênero popular urbano do Brasil. Os principais instrumentos utilizados no choro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.

Sonora
O circuito Sonora Brasil 2016 tem como temática “Violas Brasileiras”. Na segunda, 21, no Sesc Centro (esquina da Av: Pe. Júlio com a Rua Gal. Rondon – Centro), 19h, apresenta:
O espetáculo “Violas Caipiras”, com Paulo Freire e Levi Ramiro (SP). Na terça, 22, às 19, se apresentam no Sesc Araxá (Beira Rio).
Esse projeto vai acontecer do dia 21 a 25 de agosto.

Perigo
Recebemos a informação que, desde ontem, 19, todos os órgãos vinculados à Secult, também estão sem vigilância.

Marabaixo
Vem aí o Festival do Marabaixo pra fortalecer ainda mais a cultura da maior manifestação do povo amapaense. Aguardem.

Agenda
Está agendado para o dia 26 de agosto (sexta) o show do cantor e compositor Nilson Chaves, no Bar Vitruviano, às 23h.
Avenida Machado de Assis, entre as Ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva – Centro.

Show
Cantora Fafá de Belém e Padre Fábio de Melo fazem show em Macapá, no Ceta Ecotel.
Dia 29 de setembro às 21h.

Propostas
Artistas de vários segmentos se reúnem para propor a candidatos (vereadores e prefeitos) projetos verdadeiros e viáveis para as classes.
Não vale do engana.

“Batom Bacaba”
Novo CD da cantora amapaense Patricia Bastos, “Batom Bacaba” já tem data de lançamento em Macapá. Dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras.
Dia 29 de setembro – Rio de Janeiro (Solar do Botafogo), dia 2 de outubro – Campinas, São Paulo (Concha Acústica do Parque Taquaral) e dia 6 no Centro Cultural Rio Verde, capital.

Fenac
Música “Planeta Agalopado”, dos compositores amapaenses Ademir Pedrosa, Sabatião e Orivaldo Fonseca, foi aprovada no Festival Nacional da Canção.
As eliminatórias iniciam no dia 27 de agosto, na cidade de Guapé (MG). Ademir Pedrosa, Naldo Maranhão e Wilian Cardoso, viajam na quarta, 24, para defender a canção.