O sabor da música tucuju

Música – Ritmo 

Compartilhe:

São muitos os estilos e sabores das composições musicais, produzidas no Amapá, que retratam em seus sons e ritmos o que de mais belo existe nesse estado ao norte do Brasil, que faz fronteira com a Guiana Francesa e às margens do maior rio do mundo, o Amazonas. Mas a temática é a mesma, as coisas do Amapá.

A linguagem da musicalidade tucuju, nas letras e melodias, são características verdadeiras de quem vive em um lugar com riquezas regionais espetaculares e verdadeiras, no meio da floresta amazônica e com uma matéria prima abundante e satisfatória.

O sabor das canções que cantam as coisas existentes no Amapá é degustado e aprovado pelos maiores e mais exigentes críticos da música brasileira, que já ouviram a beleza do cancioneiro tucuju. Produtores, músicos, compositores letristas, cantores e diretores brasileiros (de bom gosto), já provaram desse tempero musical regional, de um povo privilegiado que tem o seu lugar destacado em belas canções.

Os rios, povo, costumes, tradição, cultura, floresta e lugares existentes no Amapá, são exaltados com sensibilidade por quem olha para cada peculiaridade e vê o que há de mais valor na alma e no coração do povo que mora nesse caldeirão cultural. Cada uma das pessoas é parte fundamental desse belo e natural cenário cultural amazônico.

Temperar as canções amapaenses com boa letra, melodia, ritmo forte, poesia, ouvir os sons das caixas de mar-a-baixo, batucar os tambores de um lugar e de um povo, é privilégio de poucos que conseguem provar do sabor do cancioneiro tucuju. Pra completar o cardápio, uma boa pitada da voz dos cantadores que fazem ecoar pelo mundo o som que o Amapá produz.

 

**********************************

OXÓSSI: Oxóssi (no candomblé) ou oxósse (no omolocô) é o orixá da caça, florestas, dos animais, da fartura, do sustento. Está nas refeições, pois é quem provê o alimento. É a ligeireza, a astúcia, a sabedoria, o jeito ardiloso para capturar a caça. É um orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas. É o caçador de axé, aquele que busca as coisas boas para um ilé, aquele que caça as boas influências e as energias positivas.

**********************************

Eu só visitei as estrelas
Pra te encantar
Eu só visitei as estrelas
Pra te contar
Lula Barbosa 

**********************************

 

  1. “Cultura e Fé”

Projeto “Povo de Cultura e Fé”, do jornalista Gabriel Penha, estará na última edição de 2019 do Luau na Samaúma, na sexta (13), na Praça da Samaúma – Araxá, a partir das 17h30.
A revista é uma exposição das festas tradicionais e celebrações da Vila de Mazagão Velho.

**********************************

  1.  Fé no samba

Escola de samba Unidos do Buritizal (o azulão) vai falar da Fé, no carnaval de 2020, e está lançando seu novo samba de enredo, de autoria de Fadico e cantado por Tinga.

**********************************

  1. Nova geração

Boêmios do Laguinho, mais uma vez, apostando na prata da casa para assumir o comando da bateria da escola. Mestre Anderson Beçola, auxiliado pelos diretores, Wank, Saulo e Ismael, todos nascidos no berço do samba da Nação negra

**********************************

  1. Beleza negra

A jovem Josy Alencar é a Mais Bela Negra do Amapá 2019, eleita no último sábado (7), na sede de Boêmios do Laguinho. Ela representou a comunidade quilombola do Ambé.

Quem levou o título no masculino foi o jovem, Gerson Souza, representante da comunidade de Ilha redonda. Parabéns.

**********************************

  1. Quadrilhando

Quadrilha Junina Rosa dos ventos vai lançar seu projeto para 2020, na quarta (11), na Boate Sub Zero (av: Feliciano Coelho) – Trem, às 20h.

**********************************

  1. Música Pop

Cantores Gilberto Gil, Lulu Santos, Elba Ramalho, Sandra de Sá e Sérgio Loroza são atrações de retrospectiva 2019, da música pop na TV por assinatura.
A maratona inclui séries, documentários, videoclipes e shows ao vivo com músicos consagrados e novas promessas. O conteúdo vai ao ar a partir do dia 20 deste mês, às 18h, no canal Music Box Brazil.

**********************************

  1. “Festa da Vida”

Título do novo clipe da cantora e compositora, Lia Sophia, gravado em Alter do Chão – Santarém (PA) e lançado no último dia 6 (sexta), no canal da artista no YouTube e em todas as plataformas digitais.


 
Compartilhe: