Heraldo Almeida

O samba-enredo na avenida


“A década de 30 foi a primeira com desfiles oficiais. Cantavam na avenida mais de um samba, que não eram feitos especificamente para o desfile. A primeira parte da música era fixa e improvisavam a segunda parte na hora. Na década de 40, saiu um regulamento dizendo que era proibido improvisar versos, e isso é decisivo para o samba-enredo, porque aí ele já chega pronto na avenida”, conta a pesquisadora Rachel Valença, do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Rachel revela ainda curiosidades sobre a história do samba no Brasil no período da Segunda Guerra Mundial. “Na primeira parte da década de 40, os desfiles foram muito irregulares. Em alguns momentos, foram suspensos ou nem todas as escolas puderam participar, porque havia racionamento de comida e materiais. Só na segunda metade da década eles voltaram a acontecer. O interessante é que, em 1946, no primeiro carnaval após os tratados de paz, todas as escolas fizeram um acordo de que fariam um enredo sobre o fim da guerra”, explica.

De acordo com a pesquisadora, o primeiro samba-enredo foi Exaltação a Tiradentes, do Império Serrano, feito em 1949, mas gravado em 1955. A década de 50 é marcada pelos sambas chamados lençóis, grandes composições que contavam a “história oficial”, aquela já registrada em livros didáticos.

“Já na década de 60 houve uma revolução, com a chegada de Fernando Pamplona ao Salgueiro. Ele era acadêmico e se apaixonou pelos desfiles da vermelho e branco. Pamplona vai ser carnavalesco sem ganhar nada, e começa a desenvolver enredos sobre a história dos negros. Houve uma reação dos salgueirenses, eles não queriam usar fantasias de palha, por exemplo, queriam se vestir como príncipes. O negro buscava reconhecimento na sociedade. Vem o Pamplona e fala de Zumbi do Palmares. Houve essa virada, o negro começa a falar de si próprio. Na década de 70, surge outro padrão, o samba curtinho com refrão forte, já fruto do momento que o samba começa a ser gravado”, explica a pesquisadora, que está terminando a segunda edição do livro Serra, Serrinha, Serrano: o império do samba, a ser lançado em 2017, quando a escola comemora 70 anos de existência. (www.cultura.gov.br).

 

  • Carnaval 2019

Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (26), na Seinf, com o secretário da Infra Estrutura, Alcir Matos, a primeira reunião de Planejamento Institucional do carnaval 2019, para tratar da reforma do sambódromo.
Estiveram presentes os presidentes das escolas de samba Unidos do Buritizal (Rogério Furtado) e Piratas da Batucada (Marcelo Zona Sul) e do vice Alex pereira, do Comandante Geraldo do Corpo de Bombeiros, Cel. Wagner Pereira e do responsável técnico Cel. Ederaldo, do secretário adjunto da Seplan, Otávio Fonseca, do secretário de cultura, Dilson Borges e dos jornalistas Ivo Canuty e Armstrong Souza.

 

  • Quadrilhas Juninas

Várias quadrilhas juninas já estão se mobilizando para o ano que vem, com contratações de profissionais para trabalharem nos grupos.
E a dança das cadeiras já começou. Coreógrafo, miss caipira, marcador, estilista, etc, estão sendo procurados para fechar contratos.

 

  • Lançamento

Lançada nesta segunda (26), no programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM), a nova música da cantora amapaense Taty Taylor, “Una Noche Contigo”, com participação do cantor paraense, “Markinho Duran”.
Uma verdadeira mistura rítmica com tempero caribenho, mas sem perder a influência do swing de nossos tambores. Parabéns.

 

  • Agenda MPA

Na sexta (30) tem show de Zé Miguel e Banda Negro de Nós, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a partir das 21h.
Com participação de Raul Lano, abrindo a noite, e Letícia Sfair. Informações: 98136-3999/99118-2900.

 

  • “Musica Um”

Título da temporada musical e concertos que o cantor e compositor, Rambolde Campos, vai realizar dia 1º de dezembro, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), às 22h.
Artistas convidados: Zé Miguel, Alexandra Moraes e As Malandras. Informações: 98414-6612/99118-2900.

 

  • Dia do samba

Sambistas amapaenses se mobilizam para comemorar o Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro. Vários grupos de samba e pagode, além de instituições ligadas a essa temática, irão festejar a data.