Heraldo Almeida

Poetas Azuis participam de Festa Literária na Bahia


Poesia amapaense será apresentada no Nordeste brasileiro pelo grupo litero-musical Poetas Azuis. Completando 7 anos de carreira, os poetas Pedro Stkls e Thiago Soeiro partem para a Bahia esta semana levando da terra as composições marcantes de amor, declamadas e cantadas por fãs. O convite para a apresentação foi feito pela Prefeitura de Uauá, que é realizadora do evento.
Os Azuis se apresentam na Festa Literária de Uauá, a FLIU, que acontece no período de 14 a 16 de novembro, no sertão baiano. O grupo participa de uma mesa de debate sobre a poesia pop, ao lado da poeta amapaense Aline Monteiro e do poeta goiano, Lucão. Os Azuis apresentam também o novo recital “O Amor Mora Aqui”, estreado na última semana no Teatro Marco Zero, em Macapá.
Neste novo espetáculo os Poetas Azuis trazem temas relacionados ao amor, relações que conseguem atravessar dificuldades, relações que chegam ao fim e a saudade, e conta também com a parceria de alguns compositores amapaenses como: Zé Miguel, Enrico di Miceli, Vinicius Bastos, Wendel Silva, Ozy Rodrigues, Jessy Abreu e Faype, Nitai Santana e Thiago Albuquerque.
Poetas Azuis é um grupo lítero-musical amapaense lançado em 2012 com o intuito de promover o encontro da poesia falada e a poesia cantada através de seus recitais-shows. Tendo como seu primeiro grande projeto o recital Quando o Amor Florir. Já se apresentou em outros estados do Brasil e participou de festivais ligados a literatura e a música tais como: Off Flip e Música na Estrada. Além de circular por projetos apoiados pelo SESC como Viajando Pelo Mundo da Literatura e SESC Amazônia das Artes.
A FLIU, além dos encontros entre os autores e o público, a primeira edição da Festa Literária de Uauá contará com apresentações musicais com artistas locais e nacionais e de teatro, além de oficinas, artes visuais, filmes e uma programação infantil batizada de Fliuzinha. O evento é uma realização da Prefeitura de Uauá em parceira com a Uauá Projetos Criativos. (Tiago Soeiro).

 

  • Som

Dias 18, e 19, 21 e 22 de novembro, o Sesc Amapá vai realizar a mostra “Prisma do Som”, através do Projeto Sesciência, em busca do estabelecimento de conexões entre as diversas disciplinas escolares com a música.
Como objetivo, a permissão da experimentação sonora e a demonstração de conceitos servindo como ferramenta educacional, unindo música e ciência, estimulando a curiosidade dos jovens para questões relacionadas ao Som. Na galeria Antônio Munhoz (Sesc Araxá), às 14 (abertura). (www.sescamapa.com.br).

 

  • Literatura

De 14 a 16 de novembro vai acontecer a Feira Popular de Livros de Macapá, em frente à Casa do Artesão, 17h. São mais de 40 artistas poetas expondo suas obras literárias.
A realização é do Movimento Literário Afrologia Tucuju, Associação Literária do Amapá e Associação Amapaense de Escritores. A coordenação é do escritor e poeta, Ivaldo Sousa.

 

  • Música

Dia 22 de Novembro (sexta) haverá show do cantor e compositor paraense, Pedrinho Callado, em Macapá, no Sankofa (av: Beira Rio – Orla do Santa Inês – Araxá), 21h.
Artistas convidados: Enrico Di Miceli e Finéias Neluty. Show de abertura será de Nell Pureza e Érick. Informações: 98137-3130/98109-0563.

 

  • Poetas

Grupo litero-musical Poetas Azuis (Pedro Stkls/Tiago Soeiro) participa da Festa Literária de Uauá (BA), a convite da prefeitura da cidade, de 14 a 16 de novembro. Os dois artistas irão apresentar o novo recital, “O Amor Mora Aqui”.
No evento os Poetas Azuis participarão de uma mesa de debate sobre a poesia pop, com participação da poetisa amapaense, Aline Monteiro e do poeta goiano, Lucão. Boa sorte.

 

  • No Rio

Os artistas amapaenses, Paulinho Bastos, Brenda Melo, Banda Afro Brasil e Grupo Raízes do Bolão, estão no Rio de Janeiro.
Irão realizar show de 14 a 17 de novembro pelo projeto Caixa Cultural. Nossa música conquistando o Brasil.

 

  • Musa

A dançarina Joana Ramos é a representante de Boêmios do Laguinho no Concurso Musa do Carnaval 2020, que será realizado, nesta quinta (14), na sede da AABB (Rodovia Duca Serra), às 22h.

 

  • Gengibirra

Assembleia Legislativa do Amapá aprova projeto da deputada Cristina Almeida, que declara a “Gengibirra” Patrimônio Cultural do Amapá.
A Gengibirra é uma bebida tradicional do Estado do Amapá, servida nas rodas de Marabaixo (Cultura Mãe do Amapá).