Heraldo Almeida

Saiba o que é cultura de massa


A expressão “Cultura de Massa”, posteriormente trocada por “indústria cultural”, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.

Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configurações culturais – a popular, em contraposição à erudita; a nacional, que entretecia a identidade de uma população; a cultura no sentido geral, definida como um conglomerado histórico de valores estéticos e morais; e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares.

Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.

Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. (Ana Lúcia Santana).­

 

  • “O Canto da Amazônia”

Último programa do ano de 2017, nesta sexta (29), com muita música regional e linguagem amazônica de valorizar e divulgar o que é nosso.
Na Diário FM 90,9, às 16h. Feliz ano novo.

 

  • Retrô 17

Resultados significativos nos segmentos artísticos e culturais do Amapá, principalmente nos setores da música e Audiovisual. Parabéns.

 

  • Instrumental

Cantor, compositor e produtor, Finéias Nelluty, foi o nome da música instrumental em 2017.
A realização da 9ª edição do Amapá Jazz Festival é o grande exemplo. Bela conquista.

 

  • Grammy

Cantora amapaense Patrícia Bastos, foi além das expectativas em 2017, com a indicação e disputa do disco “Batom Bacaba”, no Grammy Latino (categoria Raiz Brasileira).
Foi à Las Vegas (USA) defender a música produzida na Amazônia. Massa.

 

  • Réveillon

Dia 31 tem o tradicional Reveillon Beira Rio, em sua 21ª edição, com realização da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap).
No anfiteatro da Fortaleza de São José, a partir das 20h.
Dia 31 tem o tradicional Reveillon Beira Rio, em sua 21ª edição, com realização da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap).
No anfiteatro da Fortaleza de São José, a partir das 20h.

 

  • Virada Cultural

A 2ª Virada Afro Cultural vai acontecer de 29 a 31 (Reveillon Beira Rio) de dezembro, a partir das 17h, no Anfiteatro da Fortaleza de São José.
Música, gastronomia, artesanato, artes plásticas, moda, estética afro, seminários, curso de afro-empreendedorismo e produtos agrícolas.

 

  • Conquista

A cultura afro-brasileira vai ganhar ainda mais espaço no sistema educacional brasileiro. A Fundação Cultural Palmares começa a levar para as escolas públicas do país um debate sobre as principais questões relacionadas à história e cultura negras, por meio do projeto Conhecendo nossa História: da África ao Brasil.(www.cultura.gov.br).