Heraldo Almeida

Saiba o que é cultura de massa


A expressão “Cultura de Massa”, posteriormente trocada por “indústria cultural”, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicaçã o de massa.

Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configurações culturais – a popular, em contraposição à erudita; a nacional, que entretecia a identidade de uma população; a cultura no sentido geral, definida como um conglomerado histórico de valores estéticos e morais; e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares.

Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.

Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. (Ana Lúcia Santana)

Reconhecimento 
A música feita no Amapá com essa linguagem amazônica de cantar o que é nosso, falando bem das riquezas daqui, é muito forte e prazeroso acreditar na viabilidade desse produto.
Pena que nossos representantes não reconhecem tanta riqueza, mas prefiro dizer que ignoram, pois já passou da hora de andar com o “pires na mão”, como se nossa arte fosse eternamente sobreviver como “pedinte”.

Samba no Mercado
Nesta sexta tem projeto Samba no Mercado Central, às 19h, com vários grupos de samba e pagode.
A realização é do Movimento Cultural Perfil do Samba em parceria com a Associação amigos do Mercado Central.

É hoje
Nesta sexta, 7, é a vez do cantor e compositor Zé Miguel, fazer show no Projeto da Música Popular Amapaense (MPA).
Artistas convidados especiais: Loren Cavalcante, Amado Amâncio e Anna Macedo.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva – Centro, às 21h. Informações: 99118-2900.

Destaque
Paraense de 17 anos, Afonso Capello, foi classificado na primeira fase do programa The Voice Brasil (Globo) na quarta, 5.
Região norte a cada instante, conquistando o Brasil com sua arte musical.

Agenda
Nesta sexta, 7, tem exposição de artes visuais “Entre-Linhas”, poética das artistas Antoniele Xavier, Carla Marinho, JJ Nunes e Pietá Miranda.
Na galeria do Museu da Fortaleza de São José de Macapá, às 16h. Entrada franca.

“Amapá”
Título do novo CD do cantor e compositor Mauro Guilherme, que em breve será lançado.
É o 3º na carreira do artista.

Projeto MPA
Antecipando o convite para o show da cantora Brenda Melo, no Projeto MPA, sexta, 14, com participação especial de Enrico Di Miceli, Naldo Maranhão e Cley Lunna.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva (atrás da Seed), 21h. Informações: 98119-2790.

“Batom Bacaba”
Dia 11 de novembro tem show de lançamento do CD “Batom Bacaba”, da cantora amapaense Patrícia Bastos.
No Teatro das Bacabeiras, 21h.