Heraldo Almeida

Saiba o que é cultura de massa


A expressão “Cultura de Massa”, posteriormente trocada por “indústria cultural”, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicaçã o de massa.

Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configurações culturais – a popular, em contraposição à erudita; a nacional, que entretecia a identidade de uma população; a cultura no sentido geral, definida como um conglomerado histórico de valores estéticos e morais; e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares.

Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.

Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. (Ana Lúcia Santana).

Djavan
Dia 5 de agosto, no Espaço Red (Santana), a partir das 10 da noite, o cantor e compositor Cley Lunna vai fazer show em homenagem ao consagrado Djavan.
Com a participação especial de Max Viana, filho do artista, que também é músico da banda.

Dança
De 27 a 29 de julho tem oficina Dança Criativa, no Espaço CAOS Arte e Cultura, às 14h. Informações: 98122-1285.

Feira Preta
Nome da feira empreendedora de arte e culinária, que acontece às sextas (tarde e noite) e sábados (manhã) na Praça Veiga Cabral.
A iniciativa é de um grupo de mulheres negras empreendedoras.

Investimento
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) investe mais R$ 70 milhões no projeto Brasil de Todas as Telas.
Os recursos serão para as produções de conteúdo para televisão e na complementação de recursos para obras de longa-metragem. (WWW.cultura.gov.br).

Chorões
Não se pode falar nada daqueles que deixam de fazer algo melhor pela nossa cultura tucuju, que logo vão às lágrimas.
Então parem de prometer aquilo que sabem que não vão cumprir. Ora, bolas.

Agenda
Dia 29 de setembro tem show com Fafá de Belém e o Padre Fábio de Melo, no Ceta Ecotel, em Macapá.

Filme
A música “Asfalto Amarelo” (instrumental) do maestro Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro e Zeca Baleiro, virou trilha sonora do filme Pequeno Segredo.
Será lançado no final do ano em São Paulo (capital) e Paris (França). É a valorização da música da Amazônia.

Estação Lunar
Na quinta, 21, tem a segunda edição do projeto “Estação Lunar” no balneário de Fazendinha, às 19h, como parte da programação do Macapá Verão 2016.
Artistas: Contação de História; Cley Lunna (voz e violão); Marabaixo Dica Congó; Nonato Santos; Lolito do Bandolim; Ariel; Emília Monteiro e Banda Placa.
O convidado homenageado da noite será a Banda Placa, que tem mais de trinta anos de produção cultural no Amapá.