Cleber Barbosa

Álcool


Para conscientizar os condutores sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus, o Governo do Estado promoveu a Operação Lei Seca durante o final de semana de Páscoa, no município de Amapá.
Ao todo, 250 condutores foram orientados sobre as medidas estabelecidas no Decreto Estadual nº 1497, do isolamento social.

Covid
O Governo do Amapá atualizou na segunda-feira, 13, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Segundo a coordenação da CVS, agora são 244 casos confirmados, 1.034 descartados e 451 em análise laboratorial.

Números
O relatório também aponta que 99 pessoas foram curadas, 98 de Macapá e uma de Oiapoque.O Centro de Atendimento Intensivo Covid-19 tem três pacientes internados.

Óbito
Também foi registrada uma morte em Macapá. Vítima era um homem de 84 anos, que estava internado no Centro de Atendimento Intensivo Covid-19 desde o dia 5 de abril e apresentava Hipertensão Arterial.

Social
A campanha solidária realizada pela PGJ e pelas Associações dos Membros (Ampap) e Servidores (Assemp) do MP-AP teve continuidade nesta segunda-feira (13), com a distribuição de 100 cestas básicas.

Causa
Os alimentos arrecadados irão atender entidades que prestam assistência a idosos e famílias em vulnerabilidade social de Macapá que foram impactadas, mais ainda, pelas medidas de isolamento social.

Saúde
Tem artigo novo em nosso Blog pessoal. “Os perigos da automedicação contra o coronavírus”. Vale lembrar que ainda não há medicamentos ou vacinas para conter o avanço do coronavírus. Um exemplo uso da cloroquina que ainda está em fase de testes e estudos, daí chamar a atenção para o problema.

Alerta
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o uso da cloroquina combinado com o antibiótico azitromicina é uma das quatro medicações de medicamentos que estão sendo testados em 74 países. Ainda segundo a OMS, nenhum produto farmacêutico se mostrou seguro e eficaz para tratar o Covid-19.

Artigo
Pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) revelou que quase metade dos brasileiros se automedica pelo menos uma vez por mês. O estudo revelou também que a automedicação é um ato comum para 77% dos brasileiros. O texto completo em www.cleberbarbosa.net.