Cleber Barbosa

Barreiras


Portos, aeroportos, rodoviárias, todas as portas de entrada do Amapá passam a contar com ação educativa para orientar passageiros sobre o COVID-19. Servidores voluntários e militares participaram dessa grande mobilização que visa literalmente fechar o cerco contra a possibilidade da pandemia chegar em escala por aqui.

Confirmação
Macapá registrou ontem o primeiro caso confirmado de Coronavírus. Foram notificados 15 novos casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19), na sexta-feira, 20. Desse número, nove são de Santana, cinco de Macapá e um de Pedra Branca do Amapari.

Descartes
Com essa atualização, passaram para 39 casos suspeitos (26 em Macapá, 2 em Laranjal do Jarí, 2 em Pedra Branca, 9 em Santana). Do lote de 50 amostras já analisadas, um caso foi confirmado e 49 descartados.

Prevenção
O governador Waldez reforçou a importância do cuidado e ressaltou as novas medidas para contenção do vírus, no Decreto nº 1414 visam restringir a circulação de pessoas em todo o estado, e evitar o avanço do vírus.

Uma base
Já o prefeito Clécio anunciou uma nova Unidade Básica de Saúde como sentinela contra o novo Coronavírus. Em 10 ou 15 dias, uma das UBS’s em reforma deve estar pronta para ser de referência.

No rádio
Especialista em estatísticas, o professor de economia Teles Júnior disse ontem que o Amapá acertou em ser rigoroso no controle da epidemia, mesmo antes de registrar um caso. Efeitos serão menores, diz.

Reforço
Estudantes universitários dos cursos de saúde estão autorizados pelo Ministério da Educação a fazer estágio em unidades de saúde. Vão auxiliar no combate ao novo coronavírus. A medida foi publicada em portaria na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ontem, sexta-feira, 20 de março.

Prática
Ao serem alocados em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades, os estudantes passarão a integrar de forma auxiliar no enfrentamento da pandemia. Deverão atuar exclusivamente nas áreas de clínica médica, pediatria, saúde coletiva e apoio às famílias.

Quadro
A coluna apurou que essa decisão vale para alunos de medicina que cursam os últimos dois anos da graduação e para alunos de enfermagem, farmácia e fisioterapia que estão no último ano do curso. A permissão é temporária enquanto durar a emergência em saúde pública.