Cleber Barbosa

Cientistas


O desembarque da delegação do Amapá no Aeroporto de Macapá, depois de destaque em mostra nacional de ciências. Além de certificados, os projetos foram credenciados a participar em feiras nacionais e alguns em feiras internacionais. Sem contar que esse destaque serve como um grande incentivo a continuar.

 

Alerta. Mesmo sendo de senso comum que o final do ano é um período de comemorações e alegrias, para muita gente essa época traz outros sentimentos, de tristeza, angústia e solidão. O alerta é do CVV, o Centro de Valorização da Vida, de prevenção ao suicídio.

 

Dezembro. Para se ter uma ideia da dimensão dessa realidade, Leila Heredia, voluntária e porta-voz do CVV, comenta que historicamente a procura pelo CVV aumenta em cerca de 20% em dezembro.

 

Turismo. Uma turista carioca chamada Letícia, advogada, envia um vídeo com relato empolgante sobre a viagem que fez ao Amapá com sua família. No roteiro, parques nacionais do Cabo Orange e do Tumucumaque.

 

Historia. Ela e sua família visitaram o que ela define como um “país desconhecido”, após desembarcar em Oiapoque para conhecer o Cabo Orange. A cobertura completa da aventura dela em nosso Blog (www.cleberbarbosa.net)

 

Bichos. Por falar em nossa página, passe lá e confira também a história de Adriano, um mecânico industrial que se doa a uma causa nobilíssima – recolher e cuidar de cães e gatos abandonados, pela Ong Salvação.

 

Ciências. Projetos desenvolvidos em escolas do Amapá foram premiados em Mostra Científica Nacional patrocinda pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O evento aconteceu em Abaetetuba, no Pará, e encerrou no fim de semana. Dos 15 projetos amapaenses finalistas, 11 receberam premiação.

 

Destaque. O governo doou passagens aéreas para maioria dos integrantes da delegação. Os projetos são desenvolvidos em 7 escolas, 5 de Macapá (Antônio Messias, Nilton Balieiro, Maria de Nazaré Vasconcelos, Santina Rioli e Gabriel de Almeida Café) e 2 de Porto Grande (Elias Trajano e José Ribamar Teixeira).

 

Metodologia. Entre os finalistas, cinco conquistaram o primeiro lugar em suas categorias, dois deles coordenados pelo professor Aldeni Melo, da Escola Estadual Irmã Santina Rioli. Os projetos são uma forma de metodologia diferenciada, pois é possível ensinar pela pesquisa segundo a Seed.