Cleber Barbosa

Comércio


O ex presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-AP, empresário Matheus Silva, foi eleito ontem o novo presidente da ACIA, a Associação Comercial e Industrial do Amapá. Na foto, a posse dele bastante prestigiada, inclusive pela antecessor, Jaime Nunes, hoje vice-governador do Amapá. Graça Rocha, que era a interina, fez a transição.

Indústria
Uma invenção dos alunos do SENAI/AP busca tornar o simples ato de comprar mais fácil para os cegos. Procurados por uma jovem cega que tem dificuldades em adquirir produtos e alimentos em supermercados, eles criaram um sistema tecnológico inclusivo.

Projeto
O mote dessa iniciativa, segundo o SENAI, é fazer com que esse público seja capaz de realizar compras com maior segurança e liberdade em estabelecimentos comerciais.

Estudantes
O projeto-piloto foi construído por uma turma do curso de Eletricidade Industrial, do Centro de Formação Profissional de Santana e levou quatro meses para ser concluído.

Mulher
Definido um calendário de atividades da Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O cronograma e os detalhes da iniciativa serão lançados na próxima sexta-feira, dia 22.

Violência
A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) lançará a programação da Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher: eu me comprometo.

Natureza
O Amapá reduziu ainda mais o desmatamento em sua região, e assim, com a diminuição de índices negativos na Amazônia Legal. Com 67% a menos de área desmatada, o estado ficou em primeiro no ranking de 2018 para 2019, tornando-se o terceiro da Amazônia Legal com o menor índice.

Cobertura
O levantamento alcança os últimos 15 anos. Os dados que foram divulgados ontem pelo Setentrião, são do PRODES, um projeto que realiza o monitoramento por satélite e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na Amazônia Legal, pelo Consócio Interestadual da Amazônia Legal.

Gestão
Segundo o Governo do Amapá, o estado participa, constantemente, da elaboração de políticas públicas em níveis regional e internacional para a Amazônia, através do Consócio Interestadual da Amazônia Legal, que tem o governador amapaense, Waldez Góes, como presidente.