Cleber Barbosa

Defesa


A imagem de um avião caça da Marinha do Brasil sobrevoando a fronteira do Brasil com a Guiana Francesa circulou pelas redes ontem suscitando as mais diversas reações. Mas oficialmente trata-se apenas de uma operação na Costa sobre os riscos de contaminação do mar por petróleo, mas todos lembraram da ‘ameaça’ de invasão francesa.

Governadores
O governador Waldez assinou ontem em Carta de São Luís (MA), com propostas para desenvolvimento sustentável da Amazônia. A assinatura do documento marca o encerramento do 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

Natureza
A negociação nos mercados de carbonos internacionais, o cumprimento de metas do Acordo Paris e a participação conjunta da Amazônia Legal e do Governo Federal na Conferência COP 25 foram os temas.

Metas
São propostas prioritárias, considerado o cenário atual de preparação para a COP 25, que vai acontecer de 2 a 13 de dezembro, em Madri, na Espanha, e participação no evento Amazon-Madri logo depois.

Artigo
“Prisão em 2ª instância: uma reflexão sobre a liberdade”. Este é o título de um artigo de Luiz Mário Guerra, advogado criminalista, sócio do Urbano Vitalino Advogados e procurador do Estado de Pernambuco.

Reflexões
O desafio do argumento consiste em superar a contradição ilustrada pela seguinte indagação: como pode o estado conduzir um réu à prisão sem considerá-lo culpado? Mais em www.cleberbarbosa.net.

Vida
O Ministério Público e a Prefeitura de Macapá fazem uma capacitação de agentes comunitários de saúde para a valorização da vida. A qualificação teve como objetivo habilitar profissionais para melhorar o acolhimento e a assistência de quem se encaixa no quadro de comportamento suicida.

Programa
A capacitação faz parte do projeto AtuAção pela Vida, da Promotoria de Saúde, e já teve a palestra do jornalista André Trigueiro, “Viver é sempre a melhor opção”. Está é a terceira atividade executada pelo projeto, que também circula pelos bairros da capital com a Escuta itinerante.

Números
Segundo a coordenação, já foram capacitados mais de 400 agentes de saúde, para que possam atender da melhor forma a população, agora preparados para perceber possíveis sinais e/ou sintomas de depressão, ideação suicida e, outros transtornos psicológicos e emocionais.