Cleber Barbosa

Exército


Aspecto da cerimônia de troca de comando do 34º BIS, tradicional unidade do Exército Brasileiro no Amapá. Na foto, o vice-governador Papaléo Paes, o comandante militar do Norte, general Barcellos, o novo comandante da Fronteira Amapá, general Viana Filho, o ex comandante do 34º BIS, coronel Mattos e o novo comandante, TC Gelson.

Inclusão
A CTMac prepara a a contratação de mão de obra especial para trabalhar no Centro de Controle de videomonitoramento. A intenção é contratar cadeirantes que possam trabalhar na operacionalização do Sistema Inteligente de Trânsito da cidade.

Especiais
Essa é uma forma de oportunizar as pessoas com deficiência colocação no mercado de trabalho. E essas pessoas tem sim a competência para exercer esse tipo de atividade. Sem dúvida uma feliz iniciativa.

Quilombos
O MPF pediu à Justiça Federal que determine a conclusão dos processos de titulação de terras quilombolas em andamento no Amapá. Algumas comunidades esperam há mais de 15 anos pela regularização fundiária.

Tempo
São mais de 20 comunidades que esperam a titulação de suas terras. A ação judicial foi protocolada na segunda-feira, 8 de janeiro, após várias tentativas do MPF em solucionar a demanda de forma extrajudicial.

Estudos
O Senai Amapá oferta mais de 700 vagas em cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento e aprendizagem. São 26 cursos presenciais e a distância, distribuídos nas unidades Macapá, Santana e Vale do Jari.

Modelo
Cerca de 80 concluintes da primeira Escola Militar participaram ontem da Cerimônia de Formatura do Ensino Médio. Ela é um modelo de gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Educação e Comando Geral da Polícia Militar e tem o nome de Antônio Messias Gonçalves da Silva.

Seleção
A escola foi escolhida por meio de uma vistoria técnica feita em 2016 pela da Polícia Militar, que identificou os requisitos que obedecem ao padrão estabelecido para a implantação do modelo militar, tais como a ampla abrangência do impacto social no bairro da escola e a infraestrutura predial.

Social
O novo modelo de ensino, aprovado pelos pais e comunidade, levou motivação aos estudantes. Além da inclusão de projetos já realizados pela PM, como Peixinhos Voadores, Cidadão Mirim e Proerd, a escola inseriu programas que trabalham a cidadania, valores e convivência.