Cleber Barbosa

Exposição


Dono do segundo maior rebanho de búfalos do país, o Amapá movimenta setor esta semana
com a realização da ExpoBúfalo 2019. Ela integra o Circuito TecnoAgro, que traz ainda a inédita ExpoLeilão. No período de 26 a 29, visitantes irão circular pelo Parque de Exposições da Fazendinha.

Agro
Aberta ontem com pompa e circunstância a nova edição da TecnoAgro 2019, mais que um evento uma estratégia do Amapá para fomentar o setor produtivo local e regional. A cerimônia de abertura foi bastante concorrida. Um aquecimento para a Expofeira.

Rebanho
De acordo com Daniel Montagner, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a quantidade e o potencial do búfalo no estado fizeram com que o órgão incluísse no circuito uma feira com foco na bubalinocultura.

Pecuária
Dirigente da Associação dos Criadores do Amapá (ACRIAP), Aguinaldo da Silva, tem grande expectativa para o setor da pecuária a respeito da ExpoBúfalo e a ExpoLeilão, eventos que integram a TecnoAgro.

Embrapa
A Embrapa apresenta durante a TecnoAgro, a mais nova ferramenta de inovação da empresa, o aplicativo Zarc Plantio Certo, que leva a produtores as informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

Tecnologia
Tal ferramenta serve para orientar programas de política agrícola do governo. O aplicativo foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária e foi lançado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

História
Na próxima sexta-feira a Câmara Municipal de Santana faz o lançamento do Livro “Santana: 30 anos de acontecimentos”, de Emanoel Jordânio, no plenário da Casa. O livro foi publicado pela Gráfioca do Senado, por meio de apoio institucional do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP).

Obra
O livro tem 260 páginas com mais de mil fatos sobre o segundo maior município do Amapá. Foram dois anos de pesquisas realizadas pelo comunicador Emanoel Jordânio. Grandes acontecimentos, como os dois desabamentos da estrutura portuária em Santana – em 1993 e 2013 – são alguns dos registros.

Palavra
A ideia do livro é levar ao conhecimento do leitor uma boa parte da história do segundo maior município do Estado do Amapá. “É colocar um dos meus braços à disposição dos interessados e apaixonados por nossa história”, disse o autor na apresentação da publicação, Emanoel Jordânio.