Cleber Barbosa

Guardião


Amanhã é Dia do Soldado e o Exército Brasileiro antecipa comemorações para esta sexta-feira, com formatura solene em Macapá. A Força Terrestre ganhou uma Brigada de Infantaria no Amapá, sendo muito mais presente e diligente da proteção à Amazônia. A data é em memória ao natalício do patrono, o Duque de Caxias.

Eleições
Os candidatos ao governo vão, aos poucos, dando pistas de como serão as principais propostas a serem levadas ao debate eleitoral deste ano. No encontro com a classe empresarial, puxada pela Fecomércio, foi possível ouvir e analisar algumas dessas ideias.

Nem aí
Davi tem uma posição de certa forma confortável, por ser um estreante na disputa pelo Setentrião. Então o tom de sua retórica foi dizer que não foi testado. No Congresso Nacional está há 16 anos em Brasília.

IMAP
Davi prometeu aos empresários que se eleito vai extinguir o IMAP, órgão estadual de licenciamento ambiental e passar tudo à Sema. Já Capi, quer manter o órgão, mas dar uma nova configuração à autarquia.

Agro
Capiberibe falou sobre ter praticamente impedido a entrada no agronegócio no final dos anos 90, quando Blairo Maggi esteve por aqui. “Isso é lenda!”, disse. Depois, se contradisse: “Era especulação imobiliária”.

Atirado
Waldez deu uma repaginada no estilo, antes mais dado à diplomacia. Fala abertamente onde aperta o calo, por assim dizer, sendo mais contundente sobre fatos que adversários narram de forma diferente.

Tecnologia
Servidores públicos interessados em organização de arquivos documentais podem participar de uma capacitação sobre o assunto promovida pelo projeto de extensão “Mantendo a Memória Viva”, do curso de Tecnologia em Secretariado da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Inscrição
A coluna apurou junto à assessoria da Universidade que as inscrições são totalmente gratuitas e podem ser efetuadas somente até o próximo dia 30 de agosto, por meio do telefone 3312-1786 ou com a coordenadora do projeto, professora Inajara Amanda (99118-6341). Ao todo, serão ofertadas 40 vagas.

Arquivo
O projeto de extensão “Mantendo a memória viva” tem como objetivo capacitar acadêmicos e comunidade em geral a organizar arquivos documentais, ou seja, arquivar a massa documental corretamente e dentro da norma padrão. O projeto já iniciou a primeira fase e agora irá para a segunda.