Cleber Barbosa

Literatura


A engenheira florestal e pesquisadora da Embrapa Amapá, Ana Euler, acaba de coordenar o lançamento da obra “Açaí – do roçado à floresta: a história do sistema agroflorestal da comunidade do Arraiol do Bailique”, tendo como co-autores bolsistas, estudantes e até agroextrativistas da comunidade.

Riscos
O Hospital de Emergência (HE) alerta que em junho a entrada de pacientes com queimaduras costuma aumentar 20%. Na maioria dos casos, os pacientes são vítimas de acidentes com fogos de artifícios, rojões ou fogueiras, muito comuns nesse período.

Junho
O HE também aproveita o Dia Nacional de Lutas contra Queimaduras, 6 de junho, para divulgar e conscientizar medidas preventivas para a redução dos acidentes que podem causar lesões às vezes irreversíveis.

Estado
O Governo do Estado apresentou no fim de semana todos os dados solicitados pelas categorias do funcionalismo público na Agenda do Servidor. Foi em encontro com representantes das categorias no Setentrião.

Servidor
Foram apresentados dados da arrecadação e frustrações de receitas e disponibilizados aos sindicatos para estudo. A medida foi para esclarecer dúvidas em relação a reajuste salarial às categorias.

Social
A primeira edição do Projeto SESI SENAI nos Bairros contribuiu com diversas ações de melhoria realizadas na Escola Municipal Amazonas, ação realizada no último sábado, dia 8 de junho.

Partidos
Uma audiência pública no TSE discutirá minuta de resolução que disporá sobre a filiação partidária e o encaminhamento de dados pelos partidos políticos à Justiça Eleitoral, bem como instituirá o novo Sistema de Filiação Partidária (Filia). A audiência acontecerá no dia 27 de junho, em Brasília.

Dados
A coluna apurou que o programa “Filia” é o meio eletrônico pelo qual a Justiça Eleitoral recebe as informações encaminhadas pelos partidos políticos sobre seus filiados, com as finalidades de arquivamento, publicação e verificação do cumprimento dos prazos para efeito de registro de candidaturas.

Dinâmica
Antes do evento, interessados em fazer uso da palavra deverão se inscrever na secretaria localizada na entrada do Auditório I do TSE. Poderão falar por cinco minutos. Prazo será improrrogável, de modo que todos possam se manifestar durante as duas horas previstas para a discussão.