Cleber Barbosa

Novidade


Bastante concorrido o evento de lançamento da pré-candidatura do diretor João Alvarenga, do Sebrae, a deputado federal, pelo PSD. O governador Waldez foi lá, assim como Jaime Nunes, que pretende disputar a senador. Evento foi na Sede do MV-13, no bairro do Trem. Alvarenga jamais havia disputado cargo eletivo.

Eleições
O ex senador Gilvan Borges, do MDB, está impedido de usar as Câmaras Municipais para eventos de lançamento de pré-candidaturas, como vinha fazendo. Trata-se de decisão da Justiça Eleitoral, provocada que foi por ação propsta pelo MP Eleitoral.

Bolso
Presidentes das Câmaras de Vereadores de nove municípios serão notificados da decisão. Eles devem se abster de autorizar e permitir a utilização dos prédios para fins eleitorais. Foi fixada multa de R$ 10 mil.

Educação
A 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB) registrou a inscrição de 29 professores da educação básica da rede pública do estado do Amapá. Em todo o país, foram 4.040 inscritos.

Prêmio
O concurso pretende reconhecer e premiar docentes que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Vencedores serão conhecidos em novembro, no Rio.

Destaque
O prêmio é uma iniciativa do MEC com instituições parceiras, e tem como objetivo estimular a participação na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Waldez
Pré-candidato à reeleição ao governo do Amapá, Waldez Góes (PDT), obteve o terceiro melhor aproveitamento entre os governadores da Região Norte na avaliação do portal de notícias G1 sobre o cumprimento das promessas de campanha feitas nas últimas eleições, que o site entabulou.

Painel
O levantamento foi feito em todas as unidades federativas do Brasil, sob três critérios: promessas cumpridas, cumpridas em parte e não cumpridas. O monitoramento é feito anualmente pelo portal. No comparativo geral das promessas cumpridas, a administração de Waldez Góes, obteve o grau 35,29%.

Ranking
Estados até mais desenvolvidos ficaram atrás: Santa Catarina cumpriu 17,39% do prometido; Rio de Janeiro, concretizou apenas 17,64% das propostas eleitorais; Distrito Federal que realizou somente 20,6% do programa proposto; e Paraná, que executou por completo 22,36% do anunciado.