Cleber Barbosa

Prepare o bolso


A bandeira tarifaria de setembro será vermelha patamar 2, pelo quarto mês consecutivo, em consequência das condições hidrológicas desfavoráveis e da redução no nível dos reservatórios do Sistema Interligado. Com isso, o consumidor em baixa tensão terá custo adicional de R$ 5 a cada 100 kWh consumidos. A bandeira foi divulgada pela Aneel nesta sexta-feira, 31 de agosto.

Acórdão publicado
Tribunal de Justiça do Amapá publicou acórdão da decisão que apontou a empresa New Line Sistema de Segurança como vencedora da licitação que prevê a instalação de 400 kits de monitoramento eletrônico, sendo 330 em órgãos da área administrativa (SEAD) e 70 da Secretaria de Saúde (SESA).
Redator foi o desembargador João Lages. A assinatura do contrato aguardava apenas a publicação do acórdão.

Preso da hipocondria
Esta semana, dia 30, a Polícia Federal deflagrou a Operação Hipocondria, para desarticular associação criminosa que atuava na falsificação de atestados médicos em Macapá. A ação resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão.
O preso foi Izenil Francalino Duarte da Silva, que já é réu em ação do Ministério Público do estado em razão da prática de poluição sonora.

Imagens das multas
A CTMac diz que condutores que tiverem dúvidas quanto à infração cometida poderão, sem custo algum, consultar as imagens pelo prazo de até 60 dias após a data da autuação na sede da empresa.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Justas homenagens
O Tribunal de Justiça do Amapá alterou o nome do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC Fórum de Macapá para “Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC Fórum de Macapá ROSEMARY PALMERIM”.
Já o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC CEAP passa a se chamar “Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC CEAP LEONIL AMANAJÁS”.

Agora é réu
Elcias Borges, ex-prefeito de Ferreira Gomes, virou réu em ação civil pública por atos de improbidade administrativa.
O juiz Luiz Carlos Kopes Brandão aceitou a denúncia ofertada pelo Ministério Público contra Elcias, que será notificado para apresentar resposta no prazo de 15 dias.

Disputa pela vigilância
Publicado acórdão do Tribunal de Justiça negando mandado de segurança impetrado pela Pargel contra a Vigex, na disputa entre empresas de vigilância e segurança por gordo contrato com o governo do estado.
A Pargel reclamava ter sido mandada embora antes do final do contrato com a Sead, trocada pela Vigex.

Eleição homologada
Com assinatura do presidente Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, o Conselho Federal de Medicina (CFM) homologou a eleição realizada no dia 7 de agosto de 2018 para conselheiros efetivos e suplentes do Conselho Regional de Medicina do Amapá.
E proclamou eleitos para o período de 1º de outubro de 2018 a 30 de setembro de 2023, os 40 conselheiros da chapa vencedora.

Habitantes x eleitores
Mais de 300 cidades do país têm mais eleitores que habitantes. É o que aponta um levantamento feito com os dados do eleitorado apto a votar nas eleições de 2018, do TSE, e as estimativas populacionais de cada município do Brasil, divulgadas pelo IBGE na quarta-feira (29).
Canaã dos Carajás, no Pará, tem 36 mil pessoas. Ela é também a cidade com a maior diferença absoluta entre o número de eleitores e o de habitantes: são 3.805 eleitores a mais.

Amapá na frente
Com o Amapá puxando a fila, os estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia e Sergipe também já atingiram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo contra poliomielite e sarampo.
Até ontem, segundo informado no sistema pelos estados, foram aplicadas mais de 19 milhões de doses das duas vacinas (cerca de 9,5 milhões de cada).

 

Pingado

  • Tem muito candidato a deputado federal e estadual que aparece na TV sem pedir voto para candidato a governador de sua coligação.
  • Nesta segunda-feira 3, o juiz Eduardo Freire Contreras toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá.
  • Estudo mostra que anabolizantes são medicamentos mais falsificados no mundo.
  • O litro da gasolina voltou a passar dos 4 reais nos postos de Macapá.