Cleber Barbosa

Rádio


Sábado pela manhã teremos uma edição especial de fim de ano do nosso programa Conexão Brasília, na Diário FM. Entre as atrações, um bate-papo com essa dupla da foto, Jaime e Waldez, que formaram a chapa vitoriosa nas eleições deste ano e que a partir da próxima semana estarão à frente dos destinos do Executivo.

 

Golpes

Ontem teve mais etapa da Operação Retorno. Teve como alvo um suspeito de comandar esquema de fraudes no seguro-desemprego no AP. Investigações são resultado de trabalho entre MPF, PF e Coordenação de Inteligência Previdenciária da Caixa Econômica.

 

Prejuízo

A Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão, em Macapá, na segunda fase da operação. O alvo da prisão – que não terá a identidade revelada – surripiou R$ 700 mil.

 

Consumo

Fiscais do Procon/AP abriram ontem, a Operação da Virada para fiscalizar fornecedores de produtos e serviços a casas noturnas, considerando a grande demanda de eventos de fim de ano.

 

Caixinha

O alvo da fiscalização serão a proteção da saúde do consumidor; disposição de exemplar do CDC; formas de pagamento; exposição de produtos expostos à venda; fornecimento de nota fiscal; e até a gorjeta de 10%.

 

Estradas

BPRE divulga balanço de fiscalizações no Natal e anuncia reforço de barreiras no Ano Novo. Dados mostram que houve redução no número de infrações e acidentes em comparação com o mesmo período de 2017.

 

IBGE

Sucessivos cortes de verbas para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) resultaram no cancelamento ou adiamento de grandes pesquisas nos últimos anos, como a contagem populacional em 2015, e agora ameaçam inclusive a principal delas: o Censo 2020.

 

Contas

De acordo com lideranças do órgão, desde 2015, quando a crise nas contas públicas se agravou, o IBGE tem dificuldades para conseguir recursos para levantamentos de larga escala, como o Censo Agropecuário, a Pesquisa de Orçamento das Famílias e também para o Censo, que já está em fase de preparação.

 

Retorno

Apesar de complexas e custosas, essas operações fornecem dados detalhados da realidade do Brasil e servem de base para políticas públicas, as vacinas. Sem respostas do governo federal sobre os pedidos de mais dinheiro para o Censo e para contratar mais funcionários em 2019.